ambiente

notícias

ver mais

Oeiras vê aprovada candidatura à Iniciativa Cidades Circulares

Candidatura à Iniciativa Nacional Cidades Circulares integra os municípios de Águeda, Lagoa (Açores), Loulé, Mértola, Oeiras, Oliveira de Frades e Ponte de Sor e é liderada pelo Laboratório da Paisagem de Guimarães

30/jul/2021

Oeiras assinou o Acordo Cidade Verde da União Europeia

O compromisso do município é de intensificar os seus esforços, até 2030, em matéria de ar, água, natureza e biodiversidade, economia circular e resíduos e ruído.

26/jul/2021

Abertura à população do Jardim da Quinta do Cedro, no Dafundo

O Jardim Quinta do Cedro, um dos mais conhecidos jardins do concelho de Oeiras, abriu as portas à população.

24/jul/2021

A ciência e o humor juntos no podcast "Parece Impossível!"

A guionista Susana Romana é a anfitriã da iniciativa destinada a jovens e adultos, que estreou no dia 9 de julho de 2021

21/jul/2021

Inauguração das obras de requalificação do Passeio Vitorino Nemésio

As obras de requalificação do Passeio Vitorino Nemésio já estão concluídas e foram inauguradas, pelo Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, no dia 17 de julho, às 11H00, na Quinta das Palmeiras.

17/jul/2021

Requalificação do Espaço Público no Bairro Francisco Sá Carneiro

As obras tiveram particular enfoque na Avenida João de Freitas Branco.

16/jul/2021

Inauguração de Equipamento Fitness no Parque Urbano de Miraflores

Foi inaugurado na quinta-feira, dia 15 de julho, às 12:00, um novo equipamento fitness no Parque Urbano de Miraflores.

15/jul/2021

Newsletter Informativa Nº 51

Conheça as principais notícias da semana com a leitura da Newsletter do Município de Oeiras

05/jul/2021

'Visita Aberta" ao Mosteiro da Cartuxa e Quinta Real de Caxias

No passado sábado, dia 26 de junho, foram muitos aqueles que aceitaram o convite do Município para visitar o Mosteiro da Cartuxa e a Quinta Real de Caxias, no âmbito da realização da iniciativa 'Visita Aberta".

29/jun/2021

Oeiras Hasteia as 4 Bandeiras Azuis nas 4 praias em simultâneo

Oeiras congratula-se por manter o estatuto de ser, pelo segundo ano consecutivo, o único município da Área Metropolitana de Lisboa (AML) com todas as praias oficiais com Bandeira Azul

28/jun/2021

Oeiras abre época balnear com novos projetos

Na passada terça-feira, dia 1 de junho, o Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, assinalou na Praia de Santo Amaro de Oeiras, a abertura da época balnear com o anúncio dos novos investimentos na zona balnear para os próximos anos.

02/jun/2021

Oeiras tem Praia Acessível

Trata-se de uma importante iniciativa promotora de inclusão social e da promoção da equidade de oportunidades para todos.

02/jun/2021

Viveiros Municipais

O Município de Oeiras tem dois viveiros: um localiza-se na Fábrica da Pólvora de Barcarena e outro na Quinta Real de Caxias - locais de produção de espécies vegetais, árvores, arbustos e herbáceas, destinadas a serem plantadas nas áreas ajardinadas e arborizadas do concelho.

02/jun/2021

Dia Internacional da Biodiversidade | 22 de maio

O Dia Internacional da Biodiversidade comemora-se anualmente a 22 de maio.

22/mai/2021

Oeiras aposta em força na zona balnear

Investimento: 4,5 Milhões de Euros até 2022

18/mai/2021

Município de Oeiras integra projeto de proteção costeira contra o aumento de riscos climáticos

Oeiras é um dos 10 Municípios europeus que integram o projeto SCORE (Smart Instant Monitoring and Control of the Climate Resilience in European Coastal Cities), centrado na proteção costeira contra o aumento de riscos climáticos.

04/mai/2021

Newsletter Informativa N.º 42

Síntese semanal do principal conteúdo informativo.

03/mai/2021

ambiente

O Município de Oeiras tem vindo a promover ações e campanhas de sensibilização e conservação da biodiversidade local, assentes no manifesto "Quem ama, cuida. Quem conhece, preserva."


Saber mais 

Devido ao clima temperado, à abundância de água e à qualidade do solo, existe no concelho grande diversidade de espécies de fauna e flora, incluindo espécies endémicas (que apenas ocorrem numa região restrita) e outras em risco de extinção.

Nos municípios urbanos, a horticultura torna-se relevante para a manutenção da qualidade do solo, da biodiversidade, além da vertente sociocultural, permitindo um incremento da qualidade de vida dos seus utilizadores.

O Município de Oeiras tem desenvolvido uma estratégia de requalificação do espaço público urbano, através da implementação de equipamentos subterrâneos para a deposição seletiva de resíduos e do reforço dos equipamentos, apostando, simultaneamente, em campanhas de promoção e sensibilização ambiental.

Incentivar à participação de famílias residentes em habitações com jardim e escolas no aproveitamento de resíduos vegetais para a produção de um fertilizante natural para o solo.

A prevenção e o controlo da poluição sonora visam a salvaguarda da saúde humana e o bem-estar das populações.

O Município de Oeiras promove regularmente um conjunto de projetos de continuidade e ações de educação e sensibilização ambiental para diversos grupos alvo da população. Estes visam aumentar a literacia ambiental e promover uma cidadania mais consciente e ativa. Neste âmbito apresentam-se os principais projetos e atividades em curso.

espaços e projetos

Espaços Verdes

ver mais

Projeto Eixo Verde e Azul

ver mais