projeto piloto | recolha seletiva de resíduos urbanos biodegradáveis

Recolha Seletiva de Biorresíduos

Em Portugal cerca de 40% dos resíduos produzidos correspondem a biorresíduos, ou seja, a restos alimentares de origem doméstica e restauração e resíduos de jardim


A recolha seletiva de biorresíduos, provenientes de restos alimentares, ainda se encontra numa fase muito inicial, sendo imprescindível desenvolver mecanismos que estimulem o seu aumento.

Ao retirar os biorresíduos do “lixo comum” estamos a diminuir a quantidade de resíduos para aterro e, consequentemente, a contribuir para um melhor ambiente, pois após a recolha, são encaminhados para a produção de composto orgânico usado na agricultura e na produção de energia elétrica.

Consciente desta necessidade o Município de Oeiras, em articulação com a Tratolixo - empresa intermunicipal e responsável pela receção, tratamento e encaminhamento dos resíduos produzidos nos municípios de Cascais, Mafra, Oeiras e Sintra, encontra-se a implementar um projeto que visa a recuperação de biorresíduos junto dos produtores domésticos (habitações) e não doméstico (comércio local). 

Numa primeira fase serão abrangidas cerca de 17.450 habitações e estabelecimentos comerciais em complemento aos circuitos de recolha seletiva de biorresíduos, já em funcionamento no Município, no setor da restauração e cantinas.

O Município de Oeiras irá promover, brevemente, nas zonas abrangidas pelo novo sistema, campanhas de informação e de sensibilização através de visitas porta-a-porta às habitações e ao comércio local, com recurso a técnicos formados e devidamente identificados, que irão disponibilizar todos os materiais e informação necessária para uma melhor participação no sistema de deposição seletiva.


Nesta fase iremos disponibilizar dois sistemas de deposição:
 

  •  O sistema de separação em sacos verdes depositados nos contentores para resíduos indiferenciados, cujo projeto piloto teve início em 2020 e abrangeu 3142 famílias, com resultados muito positivos;
     
  • O sistema de deposição seletiva de biorresíduos em novos equipamentos dedicados instalados na via publica.

Este projeto foi cofinanciado pelo POSEUR ao abrigo da Candidatura POSEUR-03-1911-FC-000301 – Recolha Seletiva de Biorresíduos no Município de Oeiras.

 

Para mais informações sobre estes novos sistemas projeto poderá consultar:
 


▶️ Zonas de deposição de biorresíduos em sacos verdes:

▶️ Zonas de deposição em equipamentos para deposição de biorresíduos na via publica:

 
▶️ Sistema de deposição de biorresíduos em estabelecimentos comerciais:

Para esclarecimentos adicionais contacte:
Departamento de Ambiente e Equipamento
E-mail: daqv@oeiras.pt 
Telefone: 800 201 205