Ciência Cidadã

Ciência Cidadã

Tendo em conta a estratégia de sensibilização para a conservação da Biodiversidade, pretende-se desenvolver e implementar diversos projetos que visam o envolvimento dos munícipes na monitorização e preservação da natureza.

Neste contexto, convidamo-lo a registar as suas observações na plataforma BioDiversity4all (versão web ou app), ajudando-nos a mapear as espécies do nosso Município.

Poderá também inscrever-se e participar num dos nosso BioBlitzes, onde poderá contar com a ajuda dos melhores especialistas, investigadores e cientistas, para observar, identificar e registar a biodiversidade de vários locais do concelho.


Relatórios:

 

 

CONTE AS GAIVOTAS DA SUA CIDADE

Monitorização da população nidificante de Gaivota-de-patas-amarelas em meio urbano

A Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) encontram-se a realizar um estudo sobre a nidificação de gaivotas em zonas urbanas, a nível nacional, com o objetivo de trabalhar na resolução de conflitos entre gaivotas e pessoas.

Neste âmbito está a ser organizada uma ação de ciência-cidadã, para a monitorização de gaivotas-de-patas-amarelas em meio urbano através de uma metodologia simples e para a qual se convidam os cidadãos a participar. A informação resultante desta ação irá também integrar o próximo Atlas das Aves Nidificantes de Portugal.

Quem pode participar?

  • Qualquer pessoa que consiga identificar um ninho de gaivota

Como participar?

  • Se observarem um ninho ou outro indício de nidificação de gaivota-de-patas-amarelas (ex.: presença regular de indivíduos isolados ou em pares num telhado, chamamentos, comportamentos agitados, comportamentos agressivos, presença de aves a incubar - "sentadas", presença de um ninho vazio, presença de ovos ou presença de crias), basta submeterem o registo. Deve ser indicada a localização do(s) ninho(s) e sempre que possível o registo fotográfico.

Onde faremos esta monitorização?

  • Em meio urbano, incluindo todas as estruturas em zonas industriais ou comerciais.

Quando participar?

  • Idealmente ao longo de todo o mês de Maio, mas estendendo-se pelos meses de Junho e Julho (são os meses em que os ninhos já têm crias e poderá ser mais fácil confirmar a nidificação).

Como distinguir esta espécie?

  • A única espécie de gaivota com registo de nidificação em meio urbano no nosso país é a gaivota-de-patas-amarelas, o que simplifica esta ação de monitorização.

Participar porquê?   

  • Esta ação de monitorização da população nidificante de gaivota-de-patas-amarelas em meio urbano irá contribuir para o censo nacional que está a decorrer em todo o território em 2021.
  • Os últimos censos da população nidificante de gaivota-de-patas-amarelas datam do início dos anos 2000, e restringiram-se sobretudo às ilhas e costa rochosa. Ao longo das últimas décadas, esta gaivota tem vindo a alargar a sua área de nidificação, sobretudo para zonas urbanas. 

 

Contactos
Mais informações : www.spea.pt
Caso surjam algumas dúvidas na identificação da espécie ou sobre os indícios de nidificação poderá contactar: nuno.oliveira@spea.pt