
Embora o arranque oficial tenha acontecido nesta segunda-feira, dia 1 de junho, com a presença com Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, acompanhado do Executivo Municipal, a Autarquia já vem assegurando a assistência aos banhistas todos os fins de semana e feriados desde o dia 2 de abril.
O dispositivo de segurança para esta época conta com 20 nadadores-salvadores certificados, um reforço de dois profissionais face ao ano anterior. Este esforço é complementado por equipamentos de apoio, como os Desfibrilhadores Automáticos Externos (DAE), disponíveis em todas as praias, e os Totens SOS One Up (coluna autoportante de emergência e salvamento), localizados nas praias da Torre e de Santo Amaro.
No que toca à excelência ambiental, as praias da Torre e de Santo Amaro renovaram a distinção de Bandeira Azul. Este galardão, aprovado por unanimidade por um júri nacional composto por mais de 35 entidades, atesta o desempenho de excelência em áreas fundamentais como a Educação Ambiental, a Qualidade da Água e a Gestão Ambiental.
O compromisso com a inclusão mantém-se através do programa 'Praia Acessível – Praia para Todos', disponível na Praia Santo Amaro com cadeiras anfíbias e apoio especializado.
No campo cultural, as quatro Bibliotecas de Praia estarão abertas diariamente, das 9h às 19h (até 7 de setembro), oferecendo livros e jornais para leitura junto ao mar.
A sustentabilidade continua a ser um pilar central com o projeto Jovens em Movimento, que este ano mobiliza 700 participantes (entre jovens e monitores) para ações de limpeza e sensibilização nos areais, honrando um legado que remonta a 1992.
Adicionalmente, os dois Centros Azuis do Concelho oferecerão uma diversidade de ações de sensibilização ambiental destinadas a envolver a população na preservação do património natural de Oeiras.

