folkzitas
Dança tradicional

Folkzitas


O projeto Folkzitas promove a divulgação da Dança Tradicional e pretende exercer uma importante ação de preservação de elementos culturais junto das crianças, através do desenvolvimento de atividades educativas com potencial para influenciar, de forma positiva e construtiva, o seu crescimento.

A Dança tem essa faculdade e é com base na experiência, mas também em inúmeros estudos  científicos, que se defende a sua prática, em qualquer idade ou nível de ensino. A FOLKZITAS – Associação de Dança Popular, entidade parceira do Município para o desenvolvimento deste projeto, inclui no seu plano estratégico a criação e desenvolvimento de atividades neste âmbito. Além do desenvolvimento de competências nas crianças, o projeto Folkzitas assume também um caráter formativo para os educadores que nele participam, apresentando-lhes novas ferramentas e estratégias para a sua prática pedagógica. Além disso, este projeto dinamiza uma importante ação de preservação de elementos culturais e coadjuva os Educadores de Infância na promoção de atividades de dança com as suas crianças.

São objetivos do projeto: sensibilizar as crianças para a dança de origem tradicional e para sua prática; recrear e incrementar a coordenação audiomotora e a autoestima; e explorar o espaço, através do movimento. Os conteúdos trabalhados são, essencialmente, danças tradicionais, rodas cantadas, danças criativas, além de contos e dramatizações com lengalengas e  trava-línguas.

Este projeto decorre em todos os jardins-de-infância de Oeiras, abrangendo os dez Agrupamentos de Escolas e contemplando todas as turmas do Pré-Escolar, com o objetivo de  possibilitar que cerca de 1150 crianças e 59 educadores de infância possam usufruir do Projeto Folkzitas.

No final de cada ano letivo, a Folkzitas promove um encontro onde todas as turmas envolvidas fazem uma apresentação à comunidade do trabalho desenvolvido.

No ano de 2021/2022, abriu-se a possibilidade de, também, algumas instituições particulares de solidariedade social (IPSS) da Santa Casa da Misericórdia de Oeiras integrarem este projeto.

Dança tradicional com crianças