mais polinizadores, mais biodiversidade

Mais Polinizadores, Mais Biodiversidade no Município de Oeiras | Projeto EEA GRANTS

Poster Mais Polinizadores, Mais Biodiversidade

O projeto ‘Mais Polinizadores, Mais Biodiversidade no Município de Oeiras’, num investimento de 217 mil€ foi aprovado pela Secretaria-Geral do Ambiente e receberá um financiamento de 144 mil€, do Fundo EEA Grants - Small Grants Scheme #3 – projetos para reforçar a adaptação às alterações climáticas a nível local, através do programa Ambiente.

O projeto está a ser desenvolvido na Quinta do Marquês de Pombal, em Oeiras e tem como objetivos promover a conservação da biodiversidade e dos ecossistemas, reforçar o sistema científico nacional e internacional, criar um Laboratório Vivo ao ar livre e um hotspot de educação ambiental com foco nos polinizadores.

Iniciado em maio de 2021, este projeto decorrerá durante 30 meses e vai contribuir para afirmar Oeiras como Município Amigo dos Polinizadores e da Biodiversidade.

 

 

Com cerca de 130 hectares, a Quinta do Marquês de Pombal possui uma grande diversidade de habitats e áreas bem conservadas, algumas classificadas como habitat de interesse comunitário.

As características da Quinta do Marquês de Pombal são propícias para a vida de polinizadores e insetos de elevado interesse científico, como é o caso de algumas espécies protegidas de libélulas.

Para o desenvolvimento do Projeto 'Mais Polinizadores, Mais Biodiversidade', o Município de Oeiras convidou três Parceiros: o Tagis - Centro de Conservação das Borboletas de Portugal, dedicado à investigação científica dos habitats naturais das borboletas, a BioDiversity4All, cuja missão é ‘Unir o maior número de pessoas no conhecimento da biodiversidade’, e um cientista biólogo (doutorando) que se tem especializado no estudo das abelhas silvestres.

Este projeto contempla quatro áreas de intervenção:

  • Recolha e sistematização de informação científica, acerca da biodiversidade na Quinta do Marquês de Pombal;
  • Promoção de habitats para polinizadores, através de prados floridos, numa área de 4 hectares e a colocação de refúgios para polinizadores;
  • Divulgação pública alargada dos conhecimentos sobre a biodiversidade e benefícios associados, com diversas iniciativas programadas (implementação de uma Estação da Biodiversidade - EBIO, criação de trilhos e percursos interpretativos com painéis informativos acerca da riqueza ecológica a observar, divulgação do Documentário ‘Mais Polinizadores, Mais Biodiversidade no Município de Oeiras’, de 30 minutos);
  • Incentivo à monitorização e observação da biodiversidade envolvendo cidadãos e escolas locais, através de ações de plantação de espécies autóctones, de ações de remoção de espécies invasoras, da inventariação relâmpago apoiada em ciência cidadã com recurso a uma app no telemóvel, de workshops sobre abelhas silvestres e construção de ninhos, e a correalização do evento internacional ‘Dia do Fascínio das Plantas’, entre outras iniciativas.

 

 

Conheça o projeto de conservação da Natureza do Município de Oeiras


Município de Oeiras tem um projeto de conservação da Natureza que pretende promover o habitat de insetos polinizadores, alguns deles ameaçados de extinção.
 

 

 

Guia de Bolso - Espécies Exóticas Invasoras
 

As espécies exóticas invasoras constituem uma das principais ameaças à biodiversidade nativa.

As plantas invasoras crescem e multiplicam-se descontroladamente ocupando o espaço das plantas típicas do nosso território, enquanto os animais invasores podem ser predadores de espécies nativas ou competir com as mesmas pelo habitat e alimento disponível.

O conhecimento e identificação destas espécies prejudiciais para os ecossistemas são o primeiro passo para a prevenção da sua disseminação. Para isso, o Município de Oeiras elaborou um Guia de Bolso de Espécies Exóticas Invasoras, para que todos os munícipes e visitantes possam contribuir para a sua deteção e controlo.

 

Dia Mundial da Abelha

No dia 20 de maio, celebra-se o Dia Mundial da Abelha

Em Oeiras, o projeto Mais Polinizadores, Mais Biodiversidade tem como um dos objetivos estudar as abelhas silvestres no concelho e apoiar a sua reprodução e desenvolvimento. Estes insetos são agentes polinizadores fundamentais. 

🍯 Fique a saber mais sobre este projeto com este vídeo.
 



 

🍂 BioBlitz Outono | Percursos de observação e registo da biodiversidade
22 out | 9h às 21h | Quinta de Cima do Marquês de Pombal
Idade Mínima: 6 anos
Conceção e orientação: Biodiversity4All 
Descrição: Pelo quarto ano consecutivo, o Município convida-o a participar no BioBlitz de Outono da Quinta de Recreio do Marquês de Pombal, cujo objetivo é identificar e registar o maior número possível de espécies de fauna, flora e líquenes existentes neste incrível local, com o apoio de especialistas. 
Programa:
9h-11h - Aves
11h-13h - Plantas
13h-14h - Coffee break
14h-15h30 - Insetos
15h30-17h - Anfíbios e Répteis
17h-18h30 - Líquenes
18h30-19h - Coffee break
19h-20h - Morcegos
20h-21h30 - Borboletas noturnas
Recomendações: Levar água, lanterna, um snack e usar calçado e vestuário confortável e adequado às condições meteorológicas previstas para o dia. 
Informação adicional: Participação gratuita mas sujeita a limite de inscrições;
Mais informações e inscrições: Divisão de Gestão Ambiental - Município de Oeiras - Tel: 21 097 7459 | dga@oeiras.pt.
 
 
🌾 Remoção de espécies exóticas invasoras  

Sabia que a erva-das-pampas (cujo nome científico é Cortaderia selloana) é uma espécie exótica invasora?
O cultivo, criação, comércio, detenção, introdução na natureza e o repovoamento das espécies exóticas invasoras é proibido, de acordo com o Decreto-Lei nº 92/2019.
Esta espécie encontra-se em floração de julho a novembro e cada uma das suas plumas (flor) possui milhares de sementes. Ao ter esta planta no jardim ou levar plumas para casa, está a contribuir para a disseminação das sementes e para o agravamento dos problemas associados, como degradação de habitats, competição com espécies nativas, criação de barreiras que dificultam a movimentação ou alimentação da fauna, aumento do risco de incêndio e promoção de alergias respiratórias, representando riscos para a saúde humana.

Junte-se ao desafio: ajude-nos a cortar este mal pela raiz! Esta ação de remoção inicia dia 1 de novembro e termina dia 31 de dezembro.

Mais informações Espécies Exóticas Invasoras | dga@oeiras.pt | Tel: 210977459

🌾 AÇÕES REALIZADAS

No âmbito do projeto “Mais Polinizadores, Mais Biodiversidade no Município de Oeiras” realizam-se várias iniciativas ao longo do ano.

✔️ Primeira ação de remoção de espécies exóticas invasoras aberta à comunidade local, realizada na Quinta de Cima do Marquês de Pombal, no dia 28 de outubro de 2021.

✔️ Ação de plantação de espécies autóctones, realizada no dia 26 de março na Quinta de Cima do Marquês de Pombal, em Oeiras.

✔️ Ação de plantação de espécies autóctones, realizada no dia 30 de abril na Quinta de Cima do Marquês de Pombal, em Oeiras.

✔️ Ação de remoção de espécies exóticas invasoras, realizada no dia 27 de maio na Quinta de Cima do Marquês de Pombal.

 
Saiba mais sobre o projeto 'Mais Polinizadores, Mais Biodiversidade no Município de Oeiras':
Mais Polinizadores, Mais Biodiversidade no Município de Oeiras (PT)
Mais Polinizadores, Mais Biodiversidade no Município de Oeiras (EN)

Saiba mais sobre a Agenda EEA Grants Portugal.