AED Cluster Portugal

AED Cluster Portugal

A indústria da Aeronáutica, Espaço e Defesa (AED) Cluster Portugal (Cluster Português para as Indústrias de Aeronáutica, Espaço e Defesa) organizou, em parceria com a Câmara Municipal de Oeiras, a 11ª Edição do evento AEDDays

07 mai 2024
  • Oeiras
  • viver
  • ciência e inovação
AEDDays 2024

A indústria da Aeronáutica, Espaço e Defesa (AED) Cluster Portugal (Cluster Português para as Indústrias de Aeronáutica, Espaço e Defesa) organizou, em parceria com a Câmara Municipal de Oeiras, a 11ª Edição do evento AEDDays que se realizou entre os dias 7 e 9 de maio, em torno do concelho de Oeiras.

O AEDDays 2024 é um evento que reúne todo o ecossistema Português de Aeronáutica, Espaço e Defesa, juntamente com os principais atores internacionais destas indústrias, para debater os presentes e futuros desafios destes setores.

O evento, que teve também streaming digital, contou com três momentos distintos, tendo o primeiro tido início no dia 7 de maio, com a sua Conferência principal - TALKS, no Centro de congressos do Taguspark, que contou com a participação do Secretário de Estado da Economia, João Rui Ferreira, do Chefe do Estado Maior da Força Aérea Portuguesa, General João Cartaxo Alves, Chefe de Estado Maior do Exército, General Eduardo Mendes Ferrão e  do Vice-Chefe de Estado Maior da Armada, Vice-Almirante António Henriques Gomes. 

O dia 8 contou com uma Conferência sobre a sustentabilidade na industria aeronáutica, que decorreu no Templo dos Poetas, no Parque dos Poetas, terminou então, no dia 9 de maio, com as visitas industriais, onde foram visitadas as instalações de algumas entidades de referência nestes ramos, como a TAP, a AERNNOVA, em Évora, o CEIIA, com a apresentação do projeto LUS222, que pretende vir a ser o primeiro avião desenhado e construído em Portugal.

A AED constitui uma das principais indústrias de alta tecnologia no mercado global, representando mais de 921 000 postos de trabalho diretos altamente qualificados, só na Europa. Como tal, é uma parte essencial da economia global, catalisando o desenvolvimento tecnológico e a inovação, não só nas cadeias de valor adjacentes, como noutros setores da economia, através de sinergias transversais em todo o tecido social e económico.

A nível nacional estes três setores representam já um volume de faturação agregado superior a 1,7 mil milhões de Euros, com valores de exportação que rondam os 90%, suportando mais de 18.500 recursos humanos.

Em Portugal, esta indústria assume, hoje, um papel cada vez mais relevante no nosso tecido industrial, sendo que o seu potencial de crescimento é exponencial.


É ainda de notar que ao longo dos últimos anos, a AED Cluster Portugal – Cluster Nacional para as indústrias da Aeronáutica, Espaço e Defesa (AED) - tem vindo a destacar-se, contando, hoje, com mais de cento e quarenta entidades portuguesas que representam estas indústrias. Para esta visibilidade tem contribuído em muito o evento anual AEDDays, reconhecido internacionalmente, e que junta os três setores de forma a permitir identificar novas oportunidades de negócios e discutir os desafios presentes e futuros com os parceiros nacionais e internacionais, tendo participado na última edição mais de 650 pessoas.

Este ano, atingimos o marco da 11ª edição do evento e os AEDDays 2024 prometem ser igualmente um sucesso, com Conferências, Workshops, Reuniões de Trabalho, Montra Tecnológica, Visitas Industriais e Jantar de networking.

Como explica Rui Santos, Diretor Geral da AED Cluster Portugal: “Os AED Days são o evento nacional mais relevante para a indústria da Aeronáutica, Espaço e Defesa. É um ambiente único de proximidade com as entidades principais do setor, onde são criados momentos de debate relacionados com temáticas pertinentes da área - desafios, oportunidades, novas perspetivas, o papel de Portugal - e é também aqui que se exploram oportunidades de negócio, em setores que têm vindo a crescer de forma exponencial e cuja relevância para o dia-a-dia da sociedade é cada vez maior”.