ciência e inovação

notícias

ver mais

Em Oeiras nasce Primeiro Fundo de Prova de Conceito para Cientistas

Uma iniciativa pioneira em Portugal que financiará os projetos científicos mais inovadores.

17/mai/2022

Newsletter - Agenda da Ciência do Município de Oeiras | Nº 15| abril 2022

A agenda da ciência do Município de Oeiras apresenta mensalmente um conjunto de notícias sobre a dinâmica científica do concelho.

28/abr/2022

Olimpíadas Portuguesas de Biologia em Oeiras

A edição de 2022 terá lugar nos dias 22, 23 e 24 de abril.

20/abr/2022

Programa Mar Oeiras

Workshop para promover programa dedicado à Economia Azul

12/abr/2022

Agenda da Ciência | Março 2022

A agenda da ciência do Município de Oeiras apresenta mensalmente um conjunto de notícias sobre a dinâmica científica do concelho, tornando-a mais próxima dos cidadãos.

25/mar/2022

A ciência e o humor juntos no podcast "Parece Impossível!"

A guionista Susana Romana é a anfitriã da iniciativa destinada a jovens e adultos.

23/mar/2022

Cinco agrupamentos de escolas vão ter Clubes de Ciência Viva este ano letivo

Estes Clubes Ciência Viva vêm juntar-se aos já existentes na Escola Secundária Quinta do Marquês e nos Agrupamentos de Escolas de Paço de Arcos, São Bruno e S. Julião da Barra.

23/mar/2022

Oeiras é palco do 'AED DAYS', que junta os líderes internacionais da Aeronáutica, Espaço e Defesa

Este evento que reúne as mais influentes figuras nacionais e internacionais dos setores da Aeronáutica, Espaço e Defesa, decorrerá em Oeiras, entre 2022 e 2025, baseado num modelo de coorganização entre o ´Município de Oeiras` e a ´AED Cluster Portugal`.

23/mar/2022

Nova Sede da Miniclip inaugurada no Taguspark

A Miniclip, líder mundial em jogos digitais, inaugurou as suas novas instalações em Portugal, no Taguspark – Cidade do Conhecimento. A cerimónia contou com a presença do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Francisco Rocha Gonçalves.

22/mar/2022

O primeiro Hackathon COLife está a chegar!

Vai decorrer no dia 27 de março, no Pavilhão do Conhecimento, com o apoio do Município de Oeiras.

17/mar/2022

Newsletter - Agenda da Ciência do Município de Oeiras | Nº 13 | fevereiro 2022

A newsletter apresenta mensalmente um conjunto de notícias sobre a dinâmica científica do concelho, tornando-a mais próxima e acessível aos cidadãos.

18/fev/2022

O FIC.A - Festival Internacional de Ciência - regressa em outubro a Oeiras

O FIC.A – Festival Internacional de Ciência reforça a sua missão de aproximar a ciência de os que dela se sentem afastados numa nova edição.

08/fev/2022

Oeiras anuncia o primeiro Prémio de Comunicação de Ciência em Língua Portuguesa

Os vencedores do Prémio serão decididos em Oeiras e anunciados numa cerimónia de entrega de prémios a ter lugar durante o FIC.A - Festival Internacional de Ciência, em outubro de 2022.

08/fev/2022

Cerimónia de Apresentação da 2ª edição do FIC.A - Festival Internacional de Ciência

Assista em direto, na página de Facebook do Município de Oeiras.

02/fev/2022

FIC.A Oeiras nomeado para o Iberian Festival Awards, na categoria de festival não musical

As votações decorrem até 31 de Janeiro. Contamos consigo

27/jan/2022

Newsletter - Agenda da Ciência do Município de Oeiras | Nº 12 | janeiro 2022

A newsletter apresenta mensalmente um conjunto de notícias sobre a dinâmica científica do concelho, tornando-a mais próxima e acessível aos cidadãos

13/jan/2022

Município de Oeiras e ITQB NOVA promovem estudo de monitorização à COVID-19 com testes de saliva nas escolas

Iniciativa realiza-se desde a passada quinta-feira, dia 13 de janeiro, e prevê testar 10.000 crianças até março

12/jan/2022

Newsletter - Agenda da Ciência do Município de Oeiras | Nº 11 | dezembro 2021

A newsletter apresenta mensalmente um conjunto de notícias sobre a dinâmica científica do concelho, tornando-a mais próxima e acessível aos cidadãos

03/jan/2022

'Projeto Oeiras Innovation Labs' em desenvolvimento no Agrupamento de Escolas de Miraflores

Em parceria com o Clube de Ciência da Escola, este projeto pretende responder à necessidade de preparar os alunos para uma sociedade digital

20/dez/2021

Apoio à Investigação

“Queremos criar condições para tornar Oeiras no maior viveiro de inovação, criatividade e tecnologia em Portugal. Queremos que Oeiras, à semelhança de Silicon Valley, seja um polo de atração do melhor talento, das melhores ideias e da melhor tecnologia” – Isaltino Morais, Presidente

Oeiras quer investir até 2026 perto de 400 milhões de euros na dinamização económica, na educação, habitação, ambiente e inteligência territorial, e continuar a apostar nos eixos que posicionam o concelho como um dos principais motores do desenvolvimento económico, social e humano da Área Metropolitana de Lisboa e do País.

Oeiras Ciência e Tecnologia

Oeiras Ciência e Tecnologia é uma agenda com a finalidade de produzir um impacto duradouro e sustentado no território em três grandes esferas:

  • educação e sociedade;
  • inovação;
  • internacionalização.  

Agenda Científica - Maio 2022

A agenda de abril dá a conhecer eventos e iniciativas dedicadas à comunicação e divulgação do conhecimento e ciência dinamizada em instituições de investigação científica de Oeiras.

Programa de Cooperação Técnica e Científica

O Programa de Cooperação Técnica e Científica entre o Município de Oeiras e as Instituições de Ensino Superior tem como objetivo premiar, através da atribuição de bolsa, o desenvolvimento e a dinamização de projetos

programa de cooperação

Instituições de Investigação e Desenvolvimento

Dedica-se à investigação biológica e biomédica, à formação pós-graduada inovadora e à transformação da sociedade através da ciência. Faz parte da FCG, uma fundação perpétua com fins caritativos, artísticos, educativos e científicos.

Dedica-se à investigação científica e ensino pós-graduado nas ciências da vida, química e tecnologias associadas, para o benefício da saúde humana e ambiental.

Instituição de Investigação e Desenvolvimento (I&D) vocacionada para estabelecer pontes entre a academia e a indústria e dedicada em criar valor aos seus parceiros ao alavancar o conhecimento científico e tecnológico em biologia e química.

É o Laboratório de Estado, da área de competências da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, que desenvolve atividades de investigação nas áreas agronómica e veterinária.

Autoridade nacional nos domínios da meteorologia, meteorologia aeronáutica, do clima, da sismologia e do geomagnetismo. Visa promover e coordenar a investigação científica, o desenvolvimento tecnológico, a inovação e a prestação de serviços no domínio do mar e da atmosfera.