
A Mazu Press e a Câmara Municipal de Oeiras, realizam no próximo dia 25 de novembro no Palácio Anjos a apresentação do livro 'A Família Anjos - Modelo de Ascensão Social e Económica no Século XIX' de autoria de Alexandra de Carvalho Antunes.
SINOPSE:
Este estudo pioneiro revela uma das mais importantes dinastias comerciais e industriais da segunda metade do século XIX em Portugal, abrange três gerações e percorre os anos de 1804 a 1909. Os membros das duas primeiras gerações nasceram na Sertã e migraram para Lisboa ainda antes da consolidação do Liberalismo. Da terceira geração fazem parte o Par do Reino Policarpo Pecquet Ferreira dos Anjos, seu irmão Carlos Anjos (precursor da urbanização do Monte Estoril) e seu primo conde de Fontalva (o irreverente Alfredo Anjos).
O ambiente é o lisboeta, sem nunca esquecer as origens humildes e rurais das duas primeiras gerações. A narrativa começa com dois irmãos nascidos, em 1777 e 1785, na aldeia de Cabeçudo no concelho da Sertã e termina, na primeira década do século XX, quando falece Policarpo José Lopes dos Anjos, o decano da família Anjos e que amiúde é confundido com o sobrinho homónimo acima referido.
Ao longo de centenas de páginas, de rigorosa análise, são reconstituídas biografias e desvendadas personalidades, sucessos e insucessos, opções individuais e familiares, os investimentos no comércio e na indústria de têxteis, nos interesses fundiários ou na banca, entre outros.
Obra fundamental para conhecer como se formaram algumas das grandes fortunas do século XIX e também o papel dos empresários no desenvolvimento social e económico do nosso país.