A 18ª edição do Congresso dos Cozinheiros celebrou a Cultura Africana

A 18ª edição do Congresso dos Cozinheiros celebrou a Cultura Africana

58 oradores, 3 palcos, o melhor da cozinha africana, música e o melhor pastel de nata de Lisboa: foi assim o 18º Congresso dos Cozinheiros.

27 set 2022
  • descobrir
  • Cultura
  • Vinho
  • Música
  • Gastronomia
  • Freguesias
  • Barcarena

Foi nos dias 25 e 26 de setembro que Oeiras recebeu mais uma edição do Congresso dos Cozinheiros, este ano sob o tema 'Conexão Africana'. Francisco Rocha Gonçalves, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Carla Rocha, Vereadora da Comunicação, Turismo e Gestão Social da Habitação, e Jorge Barreto Xavier, Diretor Municipal da Cultura, marcaram presença nos Nirvana Studios, em Barcarena.

 


No palco 'Inter' houve conversas e apresentações, e foi aqui que estiveram vários convidados nacionais e internacionais, entre os quais, alguns dos mais reconhecidos representantes da riqueza gastronómica africana. Foi o caso de Najat Kaanache, cozinheira basca de origem marroquina, e de Fatmata Binta, da Fulani Kitchen Foundation (que divulga a cozinha da tribo Fulani, da Serra Leoa), ou ainda de Sheree Williams, fundadora e diretora executiva da The Global Food and Drink Initiative, organização multimédia sem fins lucrativos.

 

 

João Carlos Silva, dono da Roça São João dos Angolares, em São Tomé e Príncipe, e protagonista do programa da RTP ‘Na Roça com os Tachos’ foi o primeiro a subir a este palco. Foi também aqui que o público pôde provar o Pudim do Marquês, criado pelo chefe Miguel Oliveira: o doce inspirado em Oeiras e feito com ingredientes da região, um deles o vinho de Carcavelos Villa Oeiras, que também pôde ser degustado durante os dois dias de congresso.

 

 

As demonstrações de cozinha e produtos estiveram reservadas ao palco 'Produto'; aqui, o público assistiu a showcookings, degustou a comida e pôde conversar e debater ideias. Já no espaço 'Nós As Pessoas', que também deu lugar ao 'Palco Música', houve palestras sobre, por exemplo, os desafios das mulheres na cozinha ou a ansiedade de ser chef de cozinha e concertos das Batukadeiras, Lindu Mona e Kriol.

 

 

Para o fim ficou reservado o anúncio do vencedor da 13ª edição d 'O Melhor Pastel de Nata': A Casa do Padeiro, na Pontinha, em Lisboa, ganhou o prémio. Foram dois dias recheados de apresentações, degustações e música, onde todos os presentes tiveram a oportunidade de conhecer e aprender mais sobre a gastronomia e a cultura africana.