Oeiras começa 2023 com mais estacionamento

Oeiras começa 2023 com mais estacionamento

Rumo ao objetivo de construir em Oeiras mais 14 parques de estacionamento, hoje foi inaugurado o Parque dos Navegantes, no antigo terminal de Paço de Arcos. Ali vão ficar disponíveis os primeiros 56 lugares de um total de 200 e estão incluídos lugares adaptados ao carregamento de veículos elétricos.

05 jan 2023
  • viver
  • Mobilidade
  • União de Freguesias de Oeiras, São Julião da Barra, Paço de Arcos e Caxias

O Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, inaugurou o Parque de Estacionamento dos Navegantes na manhã desta quinta feira, 5 de janeiro,  no espaço do antigo Terminal de Paço de Arcos, localizado na Avenida Senhor Jesus dos Navegantes.


Trata-se da primeira fase deste novo parque de estacionamento, que consistiu num investimento de cerca de 500 mil euros. Assim, nesta fase, serão já disponibilizados 56 lugares, dos quais 5 se encontram adaptados ao carregamento de veículos elétricos. Numa segunda fase, cuja inauguração se prevê ainda para este ano, neste local serão criados mais 150 lugares de estacionamento.


O novo Parque dos Navegantes foi edificado no âmbito do Plano Integrado de Paço de Arcos, e cedido pelo Município à Parques Tejo, em 2017, com o intuito de se criar maior disponibilidade de estacionamento nesta importante interface de transportes, decorrente da grande proximidade à Estação de Comboios da CP.


Este conjunto de investimentos é parte integrante de uma estratégia mais ampla, seguida pela Parques Tejo e pelo Município de Oeiras, no sentido de criar soluções de estacionamento confortáveis e seguras que incentivem a utilização de outros meios de transporte; algo evidenciado pela proximidade do novo Parque à Estação da CP de Paço de Arcos; bem como à Ciclovia Empresarial, que será potenciada com a implementação da rede municipal de Bikesharing na primeira metade de 2023.



Além de promover a criação de mais estacionamento, a abertura do Parque dos Navegantes procura também responder à vontade de trazer uma renovada atenção ao centro histórico de Paço de Arcos, de forma a que o espaço possa ser ocupado por estabelecimentos comerciais e outros elementos integrantes de uma vida cívica pujante como a que queremos promover.

Se não teve a oportunidade de ver esta inauguração, assista ao vídeo abaixo: