Agenda Científica - Abril 2021

Agenda Científica - Abril 2021

Oeiras

01/04/2021 a 30/04/2021

Online

01 de Abril de 2021
photo

 

A agenda científica do mês de abril apresenta informação atualizada sobre os eventos e iniciativas de divulgação de ciência que decorrem em Oeiras ao longo do corrente mês.

Promover a cultura científica, a criatividade e o ensino da ciência com e para a sociedade, é condição fundamental ao incentivo a aprender, a pensar e a intervir no mundo atual e futuro.

De forma colaborativa, instituições científicas, universidades, escolas, empresas, bibliotecas e museus, proporcionam conversas e debates, exposições, jogos e vídeos temáticos, projetos e atividades do programa Oeiras Educa, oficinas científicas e tecnológicas ou encontros/visitas virtuais a laboratórios, além da interação com especialistas de múltiplas áreas do conhecimento.

 

Percursos, Visitas a laboratórios e Dias Abertos

 

Título: Job2BE – Semana de Engenharia Biomédica 2021

Data: 6 abril | Horário: a definir | Local: Online

Público-alvo: Estudantes do Ensino Superior

Descrição: Nos dias 6 e 7 de abril irá realizar-se a primeira edição da Semana de Engenharia Biomédica (Job2BE), uma feira de emprego especialmente dirigida a alunos deste curso, promovida pelo Núcleo de Engenharia Biomédica (NEBM). O evento contará com a presença de várias empresas, que poderão ser “visitadas” com recurso à plataforma Easy Virtual Fair, e com a realização de sessões de networking e workshops.

Mais informações: https://tecnico.ulisboa.pt/pt/eventos/job2be-semana-de-engenharia-biomedica-2021/

 

Formação e Oficinas

 

Título: Lisbon WADE – Grégoire Allaire

“Some problems and some solutions in shape and topology optimization of structures built by additive manufacturing”

Data: 1 abril | Horário: 14h00 | Local: Zoom videoconferência

Público-alvo: Estudantes do Ensino Superior

Descrição: Anuncia-se a realização de mais um “Lisbon WADE – Webinar em Análise e Equações Diferenciais”. Orador: dr. Grégoire Allaire (Centre de Mathématiques Appliquées, École Polytechnique, Palaiseau, França)

Mais informações: https://tecnico.ulisboa.pt/pt/eventos/lisbon-wade-gregoire-allaire/

 

 

Título: Seminário QuantHEP – Simone Montangero

“High-dimensional lattice gauge theory simulations at finite density with unconstrained tree tensor networks”

Data: 7 abril | Horário: 16h00 | Local: Zoom videoconferência

Público-alvo: Estudantes do Ensino Superior

Descrição: Vai realizar-se mais um Seminário “QuantHEP – Quantum Computation and High-Energy Physics”.

Orador: Professor Simone Montangero (Quantum Theory Group, Dept. Physics and Astronomy, University of Padua, Padova, Italia)

Mais informações: https://tecnico.ulisboa.pt/pt/eventos/seminario-quanthep-simone-montangero/

 

 

Título: Seminário INESC MN – Naveen Verma

“AI Meets The Real World: machine perception through sensing technologies that preserve structure” 

Data: 9 abril |Horário: 16h00 | Local: Zoom videoconferência

Público-alvo: Estudantes do Ensino Superior

Descrição: Este seminário é promovido pelo Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores para os Microsistemas e Nanotecnologias (INESC-MN) no âmbito do “Ciclo de Seminários do INESC MN 2021”.

Orador: professor Naveen Verma (Electrical and Computer Engineering Dept./School of Engineering and Applied Science, Lab. for Intelligent Sensing – Verma Lab; Director of “Keller Center for Innovation in Engineering Education”; Princeton University, NJ, USA).

Com pré-registo.

Mais informações: https://tecnico.ulisboa.pt/pt/eventos/seminario-inesc-mn-naveen-verma/

 

 

Título: Webinar redeSaúde@ULisboa – ‘Big Data Analytics’ nos Cuidados de Saúde

Data: 22 abril | Horário: 18h00–20h00 | Local: Online

Público-alvo: Estudantes do Ensino Superior

Descrição: A redeSaúde, Rede Temática Transversal da Saúde da Universidade de Lisboa, realizará no próximo dia 22 de abril 2021, entre as 18h e as 20h, mais um seminário online subordinado ao tema “Big Data Analytics nos Cuidados de Saúde – onde estamos e para onde vamos?”. A inscrição é gratuita, mas obrigatória e sujeita a validação.

Mais informações: https://tecnico.ulisboa.pt/pt/eventos/webinar-redesaudeulisboa-big-data-analytics-nos-cuidados-de-saude/

 

 

Palestras, Conferências, Colóquios, Torneios e Concursos

 

Título: Ciclo de Workshops “Raparigas nas Engenharias e Tecnologias” – Conversas de Outro Mundo: as Mulheres e o Espaço

Data: 9 abril | Horário: a definir | Local: Live Streaming - via Zoom e Facebook

Público-alvo: Alunos Ensino Básico e Secundário

Descrição: O Ciclo de Workshops “Raparigas nas Engenharias e Tecnologias”, em formato webinar, é uma iniciativa do Projeto Engenheiras por um Dia, iniciado em 2017 em articulação com o Técnico desde o primeiro momento, que tem como objetivo promover, junto das estudantes de ensino básico e secundário, a opção pelas engenharias e pelas tecnologias, desconstruindo a ideia de que estas são domínios masculinos.

A transmissão em direto é feita via Zoom (requer inscrição) e através do Facebook.

Mais informações: https://tecnico.ulisboa.pt/pt/eventos/engenheiras-por-1-dia-ciclo-de-debates-raparigas-nas-engenharias-e-tecnologias/  | Contactos: E-mail engenheirasporumdia@appdi.pt  | Tel. 910 047 181 – 910 174 005

 

Título: Seminário DBE – Tiago Flemming Outeiro

“From kitchen to bedside: understanding the molecular basis of neurodegenerative diseases.”

Data: 12 abril | Horário: 14h00 | Local: Zoom videoconferência

Público-alvo: Estudantes do Ensino Superior

Descrição: No âmbito da série Primavera 2021, vai realizar-se mais um Seminário do DBE (Departamento de Bioengenharia).

Mais informações e inscrições:

https://tecnico.ulisboa.pt/pt/eventos/seminario-dbe-tiago-flemming-outeiro/

 

 

Título: Conheça os Mestrados ITQB NOVA para o ano letivo de 2021/2022 | Sessão ao vivo 

Data: 15 de abril | Horário: 17h00 | Local: Online

Público-alvo: Estudantes do Ensino Superior (de licenciatura e licenciados que queiram prosseguir os seus estudos na área das ciências da vida e da comunicação de ciência)

Descrição: No dia 15 de abril, antigos alunos dos vários Mestrados ITQB NOVA irão partilhar a sua experiência numa sessão online ao vivo. Nesta sessão, será possível tirar dúvidas sobre o funcionamento dos cursos, numa conversa com quem vivenciou os mestrados em primeira mão e está agora a utilizar as valências obtidas na sua vida profissional. O ITQB NOVA oferece mestrados em Biologia Computacional e Bioinformática (MCBBI) – que terá a sua primeira edição este ano –, Biotecnologia para a Sustentabilidade, Bioquímica para a Saúde, Microbiologia Médica e Comunicação de Ciência. Têm uma abordagem prática que permite aos estudantes aprender diretamente com investigadores que trabalham diariamente para alargar os limites da ciência.

Mais informações e inscrições: https://forms.gle/jXNcWghV7RaK7gLa6

 

 

Título: Seminário DBE – Erida Gjini

“From micro-scale microbial interactions to emergent system dynamics”

Data: 19 abril | Horário: 14h00 | Local: Zoom videoconferência

Público-alvo: Estudantes do Ensino Superior

Descrição: No âmbito do Ciclo de Seminários do Departamento de Bioengenharia (DBE) – Primavera 2021, vai realizar-se mais uma sessão no dia 19 de abril 2021, segunda-feira, pelas 14h, via Zoom.

Mais informações e inscrições:

https://tecnico.ulisboa.pt/pt/eventos/seminario-dbe-erida-gjini/

 

 

Título: Conversas com Cientistas - Décadas de Ciência para Dias de Vacinas

Data: 20 a 30 de abril | Horário: a definir | Local: Online

Público-alvo: Público geral e escolar

Descrição: Como é que as vacinas contra a COVID-19 foram desenvolvidas em tempo recorde, mantendo-se a garantia da sua eficácia e segurança?

De 20 a 30 de abril, os cidadãos interessados podem saber mais sobre este tema e descobrir as décadas de ciência que estiveram na base deste desenvolvimento através da campanha “Conversas com Cientistas – Décadas de Ciência para Dias de Vacinas”. Esta campanha decorre num formato de sessões on-line de conversa entre cientistas e cidadãos de todas as idades. Cerca de 400 sessões serão disponibilizadas e divididas entre público geral, escolar e grupos organizados de cidadãos. A participação nestas sessões é gratuita, mas é necessária inscrição prévia. Esta iniciativa é o resultado de uma parceria entre a COLife - uma aliança de 6 instituições científicas que inclui o Instituto Gulbenkian de Ciência, o Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier da Universidade Nova de Lisboa, o Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica, o Centro de Estudos de Doenças Crónicas da Nova Medical School, Champalimaud Research e o Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes -, o Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto, a Ciência Viva e a Sociedade Portuguesa de Imunologia. Conta ainda com a participação de mais de cem cientistas e comunicadores de ciência de mais de duas dezenas de instituições em todo o país.

Saiba mais em: https://www.cienciaviva.pt/divulgacao-cientifica/vacinas-covid19

 

 

Título: Neuronautas novos exploradores do cérebro

Data: Até 22 abril | Horário: 18h – 20h | Local: Online

Público-alvo: Alunos do Ensino Secundário (10º ano)

Descrição: A Fundação Champalimaud, entidade parceira do COlife (uma aliança entre seis institutos de investigação em ciências da vida localizados na região de Lisboa e Oeiras), acaba de anunciar a 2ª edição da Neuronautas, desta vez com dois programas que irão decorrer em paralelo. Com início previsto para 24 e 28 de junho, respetivamente, o desafio está lançado e as inscrições decorrem até 22 de abril. Esta Academia Gulbenkian do Conhecimento procura jovens, a frequentar o 10º ano (ano letivo 2020/2021) numa escola dos Concelhos de Lisboa ou Oeiras, prontos a embarcar numa, de duas, possíveis viagens intergalácticas ao futuro da Neurociência. Para o Voo Longo (com a duração de 4 semanas) pretende recrutar 16 Neurocadetes e para o Voo Curto (com a duração aproximada de 2 semanas) procura 8 Chimeras.

Para mais detalhes sobre a Academia Gulbenkian do Conhecimento Neuronautas, e sobre como as candidaturas deverão ser submetidas, consulte mais informações em: https://neuronautas.github.io/

 

 

Programas de Apoio

 

Título: Prémio ECRA 2021 - Early Career Researcher Award

Data: Até 30 de abril

Descrição: Já estão abertas as candidaturas para a edição 2021 do Prémio ECRA - Early Career Researcher Award. Este prémio tem como objetivo distinguir a melhor proposta de Investigação e Desenvolvimento, realizada por pelo menos dois investigadores em início de carreira, que trabalhem em áreas distintas mas complementares e que sejam de diferentes grupos de investigação do Instituto de Tecnologia Química e Biológica da Universidade NOVA de Lisboa e Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica. Este ano serão atribuídos 11.250 euros ao projeto de investigação avançada selecionado, com o apoio do Município de Oeiras, ITQB NOVA e ainda da UNICAM, LUSOPALEX, Agendo e SFEO.

Saiba mais informação: https://www.itqb.unl.pt/education/postdocs/itqb-post-doctoral-association/ecra

 

Título: António Coutinho Science Awards

Data: Candidaturas abertas até 30 de abril

Descrição: Os António Coutinho Science Awards são uma iniciativa que visa criar oportunidades para estudantes e investigadores doutorados promoverem as suas carreiras científicas. Dirigidos a estudantes dos PALOP (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa) ou descendentes de nacionais dos PALOP residentes em Portugal, bem como a estudantes e investigadores doutorados residentes nos PALOP. Esta iniciativa do Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC) com o apoio da Fundação Merck e do Município de Oeiras. As candidaturas para a 3ª edição, que irá atribuir duas Bolsas de Investigação e um Prémio Científico decorrem até dia 30 de abril de 2021.

Mais informações em:
https://gulbenkian.pt/ciencia/pt-pt/centro-colaborativo-gulbenkian/premios/acsa/3a-edicao-2021/ | Teaser de lançamento:https://fb.watch/3qmEHTKrtg/

 

Título: Oeiras - ERC Frontier Research Incentive Awards (2ª edição) | ERC 2021

Data: 25-02-2021 até 20-05-2021

Descrição: A 2ª edição do Prémio ERC-Oeiras já se encontra aberta e irá incidir sobre os concursos ERC cujos resultados serão anunciados durante 2021 e início de 2022. Serão elegíveis os investigadores de todas as áreas científicas que concorreram ou venham a concorrer a financiamento do ERC e que atinjam a segunda fase do respetivo processo de seleção.

O ERC Oeiras é um prémio financiado pelo Município de Oeiras, atribuído anualmente, que pretende apoiar a investigação científica, captar e reter talento no concelho de Oeiras e aumentar a atratividade de Portugal para fazer ciência. Uma iniciativa bandeira que pretende destacar Oeiras como concelho inovador e impulsionador de iniciativas de cariz científico.

As bolsas ERC encontram-se entre as mais prestigiadas fontes de financiamento de ciência do mundo. Em 2020 foram selecionadas e financiadas apenas 818 propostas de um total de 6320 candidaturas. Este concurso altamente competitivo resultou na atribuição, em Portugal, de 13 destas Bolsas, sendo que algumas propostas classificadas como excelentes ficaram por financiar apenas por falta de verba. O Prémio ERC-Oeiras destina-se por isso a investigadores que fazem ou planeiam vir fazer a sua investigação em instituições do Concelho de Oeiras e que submeteram candidaturas consideradas como excelentes pelo ERC, mas que não tiveram financiamento por indisponibilidade de fundos. Este prémio permitirá que os investigadores tenham meios para continuar a sua investigação de ponta, comprometendo-se a submeter nova proposta a financiamento pelo ERC no espaço de 2 anos.

Os prémios de incentivo à investigação “Oeiras - ERC Frontier Research Incentive Awards” são uma iniciativa que financia candidatos de qualquer área científica de Instituições sediadas em Oeiras que tenham apresentado candidaturas avaliadas como excelentes a bolsas individuais ao Conselho Europeu de Investigação (European Research Council – ERC) Este financiamento possibilitará a continuação de atividades de investigação de topo, permitindo que os investigadores apoiados voltem a apresentar uma proposta aos esquemas de financiamento do ERC. A iniciativa é financiada pelo Município de Oeiras e coordenada pelo Centro Colaborativo Gulbenkian do Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC) através de uma Comissão de Acompanhamento constituída por elementos da Câmara Municipal de Oeiras, Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC), Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier (ITQB NOVA) e Instituto Superior Técnico (IST).

Mais informações em: https://gulbenkian.pt/ciencia/pt-pt/centro-colaborativo-gulbenkian/erc-oeiras/ |https://erc.europa.eu/news/erc-kicks-off-horizon-europe

 

 

Programa Oeiras Educa

 

Título: Job Shadowing – E se eu fosse cientista?

Data: 22 e 23 de abril | Horário: 18h – 19h | Local: Online

Público-alvo: Estudantes do 9º, 10º, 11º e 12º Anos

Descrição: A escolha de carreira é uma dúvida frequente que os alunos têm. Para colmatar esta necessidade, os alunos do 9º, 10º, 11º e 12º Anos que tenham interesse na área de Ciências podem participar nas sessões de “Job Shadowing – E se eu fosse Cientista?” promovidas pelo Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC). Estas sessões decorrem em formato online e durante 1 hora os alunos podem conversar com um cientista do IGC e esclarecer todas as questões e dúvidas que tenham sobre o dia-a-dia de um cientista, o percurso académico dos cientistas, a investigação científica que é feita nos institutos, entre outras. Cada sessão terá a participação de um cientista e o máximo de 20 alunos. A participação é grátis, mas requer inscrição prévia até dia 21 de abril.

Mais informações em:

https://gulbenkian.pt/ciencia/pt-pt/ciencia-e-sociedade/educacao/futuros-cientistas/job-shadowing/

 

Programa sujeito a eventual alteração em virtude dos constrangimentos associados à covid-19
Precisa de ajuda? chatBotLogo