Alunos de Oeiras participam no Ars Electronica Festival na Áustria

Alunos de Oeiras participam no Ars Electronica Festival na Áustria

Os alunos participaram com um projeto inovador que junta Artes e Ciência no pensamento de um futuro interplanetário sustentável.

08 set 2023
  • viver
  • investir
  • Educação
  • ciência e inovação
Grupo de alunos com os professores que estão a representar Oeiras no Festival

Oeiras tem 7 alunos a participar no Ars Electronica Festival a decorrer em Linz, na Áustria, com um projeto inovador que junta Artes e Ciência no pensamento de um futuro interplanetário sustentável.  

O projeto Space Messengers iniciou há 3 anos numa parceria entre a Escola Secundária Sebastião e Silva e a Escola Integrada de Artes de Taos no Novo México, com as Professoras Cristina Pinho e Ana Carla Oliveira, a diretora artística Agnes Chavez,  a equipa criativa e os coordenadores de realidade virtual: Maria Matos e Diogo Duarte, ambos a fazer Mestrado em Engenharia Informática.

Space Messengers é um projeto imersivo de realidades mistas que junta estudantes de todo o mundo em cursos que decorrem ao longo de 6 semanas, onde debatem com cientistas, filósofos e artistas as grandes questões da humanidade e do futuro. 




No final destas semanas de workshops, todos os trabalhos e projetos de arte criados são trabalhados, culminando numa instalação de arte futurística. Esta instalação tem sido apresentada nos últimos anos no Festival Internacional de Ciência e Artes (FIC.a), juntando os alunos que originaram o projeto Rafael Balão (Coordenador da STEMarts), Mafalda Gorgulho (Embaixadora), Guilherme Verdelho (Embaixador) e os novos embaixadores Maria Frazão, Giovane Verdelho, Filipe Proença e Francisco Jerónimo. Estes estudantes têm a possibilidade de se tornarem embaixadores da STEMarts (Organização Internacional sem fins-lucrativos responsável pelo projeto) e consequentemente coordenadores.
 



A instalação foi convidada para participar no Ars Electronica Festival. A equipa da STEMarts juntamente com o Município de Oeiras e a Escola Secundária Sebastião e Silva tornaram esta viagem possível. Os alunos estão acompanhados pelo Prof. Miguel Penteado da Direção do Agrupamento, Elisabete Brigadeiro do Gabinete de Ciência e Inovação do Município de Oeiras e a Professora responsável pelo projeto Ana Carla Oliveira. 




Estes alunos tiveram a possibilidade de trabalhar diretamente com o Físico do CERN Steven Goldfarb, que participa numa das estações a responder a questões dos visitantes como Avatar e com a equipa criativa do Projeto Space Messengers, incluindo o Coletivo Austriaco OMAi.

📽 Para participarem diretamente no projeto de todo o mundo, basta aceder ao link do direto que acontecerá diretamente de Linz na Áustria, durante a tarde desta sexta-feira, entre as 17h e as 19h.