Apoio e informação para pessoas com problemas de memória

Apoio e informação para pessoas com problemas de memória

01 abr 2015
  • Apoio Social

Os mais recentes dados epidemiológicos apontam para a existência de 182 mil pessoas com demência em Portugal, das quais 130 mil têm doença de Alzheimer, forma de demência mais prevalente.

Atendendo a que as demências constituem um sério problema social e de saúde pública, a Sonae Sierra e a Associação Alzheimer Portugal adaptaram e desenvolveram o conceito internacional Memory Cafe em Portugal, através da criação do projeto Café Memória.

Proporcionar a partilha de experiências, apoio emocional e informação a pessoas com problemas de memória ou demência bem como aos seus familiares e cuidadores, em sessões estruturadas, não clínicas, num espaço informal e em ambiente protegido do estigma social, contribuindo para a melhoria da sua qualidade de vida e redução do isolamento social. É esta a missão do projeto Café Memória.

Um Café Memória é um local de encontro onde se proporciona um ambiente acolhedor, reservado e seguro e se facilita a interação entre pares, se oferece apoio emocional, informação atual e útil e promove a participação dos utilizadores em atividades lúdicas e estimulantes, com o apoio de profissionais de saúde ou de ação social, em contexto informal.

Este projeto foi entretanto integrado num outro, designado Cuidar Melhor, de apoio a cuidadores de pessoas com demência, no qual são parceiros a Sonae Sierra, a Alzheimer Portugal, a Fundação Calouste Gulbenkian, a Fundação Montepio e o Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa e ao qual aderiram ainda os municípios de Oeiras, Cascais e Sintra e a Companhia de Seguros Lusitânia.

Os primeiros Café Memória entraram em funcionamento em abril de 2013, nos restaurantes Portugália localizados nos centros comerciais geridos pela Sonae Sierra (Colombo e Cascais Shopping). Em março de 2014 o projeto avançou para um modelo de franchising social, de modo a assegurar a sua expansão e sustentabilidade económica.

Desde o seu lançamento, o projeto registou 1 525 participações, maioritariamente cuidadores e familiares de pessoas com demência, e contou com o apoio de 153 voluntários que já dedicaram perto de 2 500 horas ao projeto. Contou ainda com a presença de cerca de 200 convidados, entre especialistas e pessoas interessadas na área das demências.

A abertura e funcionamento do Café Memória no concelho de Oeiras resulta de uma parceria firmada entre o Município, a APOIO – Associação de Solidariedade Social, o Rotary Club de Algés e o Astúrias Café/Restaurantes, enquanto entidades promotoras locais, a Sonae Sierra e a Alzheimer Portugal, entidades coordenadoras.

Nas palavras de Marlene Rodrigues, vereadora com o pelouro da Ação Social, “é com muito entusiasmo que a Câmara Municipal de Oeiras adere a esta iniciativa em parceria com a Associação Alzheimer Portugal, a Sonae Sierra, a APOIO e o Rotary Club de Algés, através da disponibilização de recursos humanos próprios que constituirão a equipa técnica do projeto. O Café Memória de Oeiras será um recurso importante para a população oeirense, e representará certamente um acréscimo no bem-estar e qualidade de vida das pessoas com demência e de todos aqueles que de forma direta ou indireta com elas privam, em particular os seus cuidadores”.

Em Portugal existem atualmente, além do de Oeiras, sete Cafés Memória em funcionamento (três em Lisboa, um em Cascais, um em Campo Maior, um no Porto e um em Viana do Castelo).

 

O QUE É O CAFÉ MEMÓRIA?

O ponto de encontro para pessoas com problemas de memória e seus familiares

O CAFÉ MEMÓRIA é um local de encontro destinado a pessoas com problemas de memória ou demência, bem como aos respetivos familiares e cuidadores, para partilha de experiências e suporte mútuo.

Ali poderá encontrar um ambiente acolhedor, reservado e seguro onde se facilita a interação entre todos, se oferece apoio emocional, informação útil e promove a participação das pessoas em atividades lúdicas e estimulantes, com o apoio de profissionais de saúde ou de ação social, num contexto informal.

O CAFÉ MEMÓRIA pretende contribuir para a melhoria da qualidade de vida e redução do isolamento social das pessoas com problemas de memória ou demência bem como dos respetivos familiares e cuidadores.

Pretende ainda sensibilizar a comunidade para a relevância crescente do tema das demências, reduzindo, assim, o estigma que lhe está associado.

COMO FUNCIONA?

O CAFÉ MEMÓRIA abre portas mensalmente. As sessões iniciam-se com o acolhimento individual de cada um dos participantes e prosseguem com a apresentação de um tema por um orador ou com a realização de atividades.

De seguida, faz-se uma pausa para café destinada a promover um momento de convívio entre todos.

CAFÉ MEMÓRIA OEIRAS

Fórum Apoio - Rua Margarida Palla, 23A - Algés

(rua paralela do lado nascente à Avenida dos Bombeiros Voluntários)

4º sábado de cada mês - das 10h às 12h

A participação é gratuita e sem marcação prévia.