Oeiras sairá sempre a ganhar com Candidatura a Capital Europeia da Cultura 2027

Oeiras sairá sempre a ganhar com Candidatura a Capital Europeia da Cultura 2027

A cerimónia de apresentação, que decorreu no auditório do Taguspark, foi conduzida por Rui Unas e contou com mensagens do Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, do Comissário da Candidatura, Jorge Barreto Xavier, da fadiasta Katia Guerreiro e com o apoio da comissária europeia Elisa Ferreira e do ex-presidente da Comissão Europeia Durão Barroso.

17 jun 2021
  • Cultura

Foi hoje apresentada oficialmente a candidatura de Oeiras a Capital Europeia da Cultura em 2027, um propósito ao qual o Município se propõe e do qual sairá sempre a ganhar. Esta é a consideração do Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, e do Comissário da Candidatura do programa Oeiras 27, Jorge Barreto Xavier.


Numa cerimónia que decorreu no auditório do Taguspark, em Porto Salvo, a apresentação do programa Oeiras 27, que está na base da candidatura, foi conduzida por Rui Unas e arrancou com mensagens enviadas pelo conselheiro estratégico Robert Palmer, que mostrou a convicção de que Oeiras vai vencer esta candidatura, e também da comissária europeia Elisa Ferreira e do ex-presidente da Comissão Europeia Durão Barroso, que manifestaram o seu apoio.

 

 

Seguiu-se a apresentação dos objetivos da candidatura e dos programas previstos no âmbito do Oeiras 27 pelo Comissário Jorge Barreto Xavier, centrado em cinco grandes eixos: Oeiras, Ecossistema Urbano; Oeiras, Capital da Poesia e das Culturas de Língua Portuguesa; Oeiras, Capital das Artes e da Criatividade; Oeiras, Capital das Heranças Culturais; Oeiras, Capital do Património Marítimo.

 

 

Katia Guerreiro, fadista e membro do conselho geral do Oeiras 27, justificou a sua adesão a esta candidatura e mostrou-se convicta de que, com este pograma, Oeiras estará centrada no mapa nacional e internacional a nível cultural. 

“Em Oeiras vai nascer uma nova era. Estou certa de que este concelho poderá ser altamente competitiva em programação cultural e atratividade com toda esta envolvência urbana, as praças centrais, e vivência cultural que está prevista”, afirmou a fadista.

 

 

Na última intervenção da cerimónia, o Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, explicou que o Município “lançou-se nesta aventura” por estarem ”reunidas todas as condições materiais, imateriais e identitárias” para o fazer.
Além disso, apontou, foi fundamental o consenso político na Câmara Municipal e na Assembleia Municipal, e ainda o envolvimento dos Municípios da Área Metropolitana de Lisboa no apoio a esta candidatura. 

 

“O que queremos agora é o envolvimento das pessoas. Que todos participem e reconheçam a importância desta participação e se mobilizem em função do interesse público. Isto é determinante para o sucesso da candidatura e dos resultados que ficarão para depois disso”, apelou.
Isaltino Morais frisou que “todos os projetos que o Município se propõe fazer no âmbito do Oeiras 27 vão sempre acontecer”, quer se vença a candidatura ou não e, por isso, concluiu o autarca, “Oeiras sairá sempre a ganhar”.


A cerimónia terminou com uma atuação da Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras.