ARCA 2026 - Maio

Um espaço de encontro entre a palavra, a criação artística e a comunidade.

01/05/2026 a 15/05/2026

Centro Cultural de Barcarena

Gratuito

01 de Maio de 2026
  • Barcarena
  • viver
  • descobrir
  • Biblioteca
  • Cultura
  • Lazer
  • Música
  • Barcarena

Promovida pelo Município de Oeiras, a Rede de Bibliotecas Municipais de Oeiras (RBMO) e a Associação Cultural A PALAVRA continua a ARCA oferecer, em maio, uma programação cultural pensada para todas as idades. Com carácter regular e aberta à comunidade, a iniciativa decorre no Centro Cultural de Barcarena, dedica-se à valorização da palavra enquanto forma artística, crítica e criativa. 

A programação integra concertos, debates, conversas, performances, entre outras iniciativas multidisciplinares, promovendo o diálogo entre a palavra, a música, as artes performativas e o pensamento contemporâneo. 

Programa
 

▶️ 1 maio | sexta-feira| 21h30
🪞 Conversas ao Espelho com MAZE & NERVE

O ciclo Conversas ao Espelho promove um encontro inédito entre MAZE e NERVE. Nesta sessão, o espelho deixa de ser individual para refletir o diálogo entre duas gerações de escrita, ritmo e pensamento. Num formato de conversa cruzada, sem intermediários, os dois artistas assumem o palco para se questionarem mutuamente sobre o ofício da palavra. Entre perguntas e respostas, revisitam-se décadas de rimas e visões sobre a arte.


📌 Entrada gratuita mediante inscrição prévia aqui


▶️ 2 de maio | sábado | 21h30
🎵 Showcase 'Calmaria' e Microfone aberto com Maria Caetano Vilalobos


A partir do seu segundo livro 'Calmaria', Maria Caetano Vilalobos cruza mais uma vez poesia e música num showcase que promete procurar a calma no meio do caos, desde as relações humanas ao mundo que nos rodeia. Acompanhamento Musical de João Svayam. “Calmaria. Na rebentação a busca pela maré baixa. Nos agueiros a esperança pela maré alta. No fogo cruzado o silêncio cúmplice. O escapismo da realidade como bote salva vidas. A apneia como paradoxal ferramenta de sobrevivência. O amor. Sempre. Raíz.”

A segunda parte é aberta à participação direta. Através do formato de microfone aberto, escritores, poetas e dizedores podem utilizar o palco para partilhar os seus textos. Este segmento funciona sem guião, priorizando o improviso e a leitura perante a audiência.

📌 Entrada gratuita mediante inscrição prévia aqui


▶️ 9 de maio | sábado | 10h30
📝👦🏻Oficina da Palavra com Sitah Faya: Escrever, falar e contar (Para crianças dos 8 ais 13 anos)

A Oficina da Palavra regressa ao Centro Cultural de Barcarena para explorar o ritmo e a força das palavras. Orientada por Sitah Faya, esta sessão convida os participantes a descobrir como a escrita pode ganhar balanço e transformar-se em novas formas de expressão. Através de jogos de rimas e dinâmicas de oralidade, vamos desvendar como as palavras se ligam ao som. Uma manhã dedicada a explorar o poder da voz e da escrita, transformando cada ideia numa semente para os futuros contadores de histórias.

📌 Entrada gratuita mediante inscrição prévia aqui


▶️ 14 de maio | quinta-feira| 19h
🍷 Rubaiyat: 'Odes ao vinho' Omar Khayyam com Luís Antunes, Ustad Fazel Sapand, Paulo Amado e Nuno Miguel Guedes

'Odes ao Vinho' é um conjunto de poemas de Omar Khayyam, poeta persa dos séculos XI e XII. Os seus versos, que celebram o êxtase do vinho e do amor, são rubaiyat uma forma de poesia típica persa que obedece a regras formais bastante particulares. Nesta iniciativa que conta com a participação de Paulo Amado, escritor e curador gastronómico, de Luís Antunes, professor universitário e crítico de vinhos e ainda de Ustad Fazel Sapand, músico e poeta afegão, com moderação do jornalista Nuno Miguel Guedes, serão dados exemplos desta peculiar poesia enquanto uma surpresa vinícola é oferecida ao público presente. Com o apoio: Manja.

📌 Entrada gratuita mediante inscrição prévia aqui


▶️ 15 de maio | sexta-feira | 21h
📜 Poeta do Mês: AL Berto (Exibição do Filme e Conversa com realizador Vicente Alves do Ó)

No ciclo Poeta do Mês, a programação de maio será dedicada ao poeta português Al Berto, cuja obra se destaca pela exploração da sensualidade, do corpo, da morte e da identidade, num lirismo denso e imagético. Al Berto é considerado uma das vozes mais singulares e importantes da poesia portuguesa contemporânea.

- 21h Conversa: Vicente Alves do Ó e Nuno Miguel Guedes. Antes da sessão, terá lugar um debate com o realizador do filme, Vicente Alves do Ó, com moderação de Nuno Miguel Guedes. A conversa incidirá sobre a transposição da poética de Al Berto para o ecrã e a relevância da sua figura no panorama atual.

- 21h30 Exibição do Filme: 'AL BERTO', realizado por Vicente Alves do Ó, este filme transporta-nos para o final dos anos 70, em Sines, retratando o regresso de Al Berto a Portugal após o exílio em Bruxelas. A narrativa explora a criação de uma comunidade artística, a liberdade e a intensidade emocional que deram origem a uma das vozes mais magnéticas da nossa literatura.

Após a sessão, o realizador ficará disponível para responder a perguntas postas pelo público.

📌 Entrada gratuita mediante inscrição prévia aqui


▶️ Até 15 de Maio
✏️ Decorre o Open Call para Concurso Literário de Contos Curtos 'Escrever no Escuro'

O concurso literário 'Escrever no Escuro' convida autores residentes em Portugal (maiores de 18 anos) a enviarem os seus contos curtos. Numa era de saturação digital e de textos gerados por algoritmos, esta primeira edição do concurso, promovido pela associação cultural A Palavra em co-produção com o Município de Oeiras, estabelece-se como plataforma de divulgação de trabalhos literários originais. Para esta edição inaugural, no ano em que se comemora o 40.º aniversário da adesão de Portugal à União Europeia, o concurso propõe o tema 'Portugal na Europa', desafiando os autores a explorarem as múltiplas formas possíveis de situar Portugal no contexto europeu. O painel de jurados irá ter em conta a qualidade literária e a sua relação com o tema. O prémio para o vencedor é de 500€ em vale oferta e serão ainda selecionados 13 contos para serem editados numa coletânea com a chancela Cidade Nua. O evento de entrega de prémios e lançamento da coletânea acontecerá a 18 de julho no Centro Cultural de Barcarena.

📌 Saiba mais aqui

📍Centro Cultural de Barcarena
     Rua Pescadores, 2730-138
📷 Informação sobre tratamento de dados
Para efeitos do disposto nos artigos 13.º e 14.º do Regulamento da União Europeia 2016/679, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 27 de abril de 2016, relativo à proteção das pessoas singulares no que diz respeito ao tratamento de dados pessoais e à livre circulação desses dados, conjugado com o disposto no artigo n.º 2 do artigo 79.º do Código Civil, informa-se que o presente evento decorrerá publicamente podendo ser recolhidas imagens fotográficas e de vídeo que envolvam os participantes, individualmente ou em grupo, com vista a divulgar nos canais de comunicação institucionais, redes sociais e órgãos da comunicação social, para fins informativos, bem como para eventual utilização dentro do registo dos eventos e para efeitos de arquivo.