
Um carnaval diferente, recreativo de uma viagem ao séc. XVIII, num Monumento Nacional
O Palácio do Marquês de Pombal, em Oeiras, já está preparado para receber o evento “Baile de Máscaras” que, a partir de dia 1 de março e até domingo, dia 3, vai oferecer ao público, miúdo e graúdo, um Carnaval diferente, proporcionando aos visitantes uma viagem ao século XVIII. A entrada é gratuita.
Ao longo dos três dias, será recriado o ambiente palaciano e festivo dos antigos bailes do séc. XVIII, onde as artes (dança, teatro e circo), o uso da máscara e o jogo de inversão e papéis são os protagonistas, envoltos em sonoplastia, cenografia e guarda-roupa adequados ao tema.
O evento “Baile de Máscaras” arranca, às 18:00, com um ambiente animado recreativo do séc. XVIII, tanto dentro do palácio como nos jardins em seu redor, pela Cantiga d’Alba.
No primeiro dia, quem quiser, poderá participar na Masterclass - Carnaval: ritual, máscaras e identidade, pela Associação Portuguesa para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial, às 18:00, no Salão Nobre do Palácio, a que se segue, meia hora mais tarde, Pantomima - Os amores de Pierrot e Columbina, pela Cantiga d’ Alba, na Sala de Jantar. A Música marca presença também com Modinhas do século XVIII, por Cantos do Sabiá, às 20:00, também na Sala de Jantar.
Encerrando o programa de amanhã terá lugar o Baile de Carnaval do século XVIII, às 21:00, numa tenda enquadrada no jardim da Cascata dos Poetas. Trata-se de uma reconstituição Coreográfica através dos Tratados de Dança da Época (século XVIII), feita pela Academia de Dança Antiga de Lisboa, em que toda a ação será conduzida pelo Mestre-de-cerimónias.
Ao longo de todo o evento, quem quiser poderá aproveitar para experimentar as iguarias que estarão á venda por pastelarias locais no Salão de Chá, disponível na Sala de Jantar do Palácio.
Datas e horários:
01 MAR - 18:00 - 23:00
02 MAR - 11:00 - 23:00
03 MAR - 11:00 - 20:00
Local: Jardins e Palácio do Marquês de Pombal
Consulte oprograma.