Bauhaus of the Seas Sails

Bauhaus of the Seas Sails

O Dia dos Oceanos é celebrado pelos municípios de Oeiras e Lisboa com atividades gratuitas para todos.

08/06/2024 a 08/06/2024

Consultar programa

Gratuito

08 de Junho de 2024
  • descobrir
  • viver
  • Ambiente

O Dia Mundial dos Oceanos é comemorado a 8 de junho pelos municípios de Lisboa e Oeiras, parceiros portugueses do projeto europeu Bauhaus of the Seas Sails, com um conjunto de atividades abertas ao público em vários locais ribeirinhos em ambas as cidades.

No âmbito desta celebração, os vários parceiros do Bauhaus of the Seas Sails pretendem dar corpo a projetos inovadores para os grandes centros urbanos costeiros, com o intuito não só de melhorar a qualidade de vida das suas comunidades, como também promover a sustentabilidade do respetivo meio aquático e contribuir para um futuro mais consciente, através de um programa público de atividades culturais. 

Lisboa e Oeiras apresentam três projetos-piloto demonstradores – Bluemaker Space, Regenerative Menu e A Call to the Sea – cuja primeira apresentação acontece no dia 8 de junho, entre as 9h30 e as 22h, no Mar da Palha, em Lisboa, e na Baía dos Golfinhos e Forte de São Bruno, em Oeiras.

De entrada livre e participação gratuita, pretende-se com este evento contribuir para um momento de reflexão, debate e construção de inteligências coletivas sobre a história que o Tejo e as cidades de Lisboa e Oeiras partilham, mas sobretudo como essa história vive das suas interseções com a vida das comunidades. 

Em Lisboa, é precisamente no processo de cruzamento entre os diversos saberes que este evento é ancorado no Mar da Palha, gerando tanto um conjunto de outcomes (que incluem a coleta de dados qualitativos sobre estas relações) como um conjunto de outputs, os quais incluem conversas ao ar livre sobre o enquadramento ribeirinho, workshops para famílias e crianças, laboratório de fotografia sobre algas e biomateriais e uma caldeirada à fragateiro, cocriada entre um chef e pescadores, enquanto arranque oficial e popular de destes projetos-piloto Bauhaus of the Seas Sails em Portugal. 

Em Oeiras, a comunidade é convidada a participar numa jornada única de apelo à preservação e à ação em prol dos rios e oceanos, rumo ao conhecimento. Ao embarcar no Forte de São Bruno, mergulha-se no mundo secreto dos ecossistemas aquáticos, por meio de diversas iniciativas que reforçam as raízes culturais marítimas e aproximam a ligação passada, presente e futura com o Tejo. O programa inclui uma visita guiada ao Forte de São Bruno, as conversas de espanto sobre os ambientes marinhos, desde o visível ao invisível, além de oficinas experimentais de cianotipia, pintura decorativa e outras curiosidades sobre as espécies que habitam o Tejo.

O Bauhaus of the Seas Sails é um dos seis primeiros “Lighthouse Demonstrators” da iniciativa Nova Bauhaus Europeia, promovida desde 2020 pela Comissão Europeia para acelerar a implementação do Pacto Verde (Green Deal). O consórcio europeu inclui municípios, universidades e instituições culturais de Roterdão (Países Baixos), Malmö (Suécia), Veneza (Itália), Génova (Itália) e Hamburgo (Alemanha). A participação portuguesa é assegurada pelos Municípios de Lisboa e Oeiras, a Fundação Calouste Gulbenkian e o Instituto Superior Técnico.

Consulte a programação do Dia Mundial dos Oceanos.
 

🔹 Programa 
 

◽ Oeiras, 14h30 – 19h00
Celebração do Dia Mundial dos Oceanos

Conversas, visitas e oficinas
Baía dos Golfinhos e Forte de São Bruno, Caxias
Entrada gratuita, mediante inscrição em oci@oeiras.pt
 

◽ 14h30 – 15h
Acolhimento e boas-vindas

Forte de São Bruno
 

◽ 15h – 16h
Visita guiada ao Forte de São Bruno

Por Isabel Barata, da Associação Portuguesa dos Amigos dos Castelos e Joaquim Boiça, do EMACO:
Espaço e Memória – Associação Cultural de Oeiras
Forte de São Bruno

Vamos conhecer um dos emblemáticos Fortes que integra a 1.ª linha de fortificações marítimas e fluviais da barra do Tejo. Situado em Caxias, na confluência da ribeira de Barcarena com o estuário do Tejo, foi construído logo após a Restauração, entre o Cabo da Roca e a Torre de Belém, para defesa da cidade de Lisboa. De planta estrelada, tem um núcleo central quadrangular e umas janelas que permitem a entrada direta no Tejo.
 

◽ 15h – 17h
Oficina de pintura decorativa do Tejo

Por Âncoras – Associação Náutica Clássicos de Oeiras
Forte de São Bruno

Oficina de pintura de elementos decorativos dinamizada por Mestre Pintor Eduardo Rodrigues, do Estaleiro Naval do Mestre Jaime Costa, de Sarilhos Pequenos, enquanto técnica de construção e reparação das embarcações tradicionais do Estuário do Tejo. Ao contribuir para a salvaguarda das embarcações, esta prática reforça igualmente a preservação ambiental e paisagística do estuário.
M/8, com acompanhamento de um adulto
12 participantes
 

◽ 15h – 17h
Oficina Há Vida no Tejo – Curiosidades sobre as espécies marinhas que habitam o Tejo

Por Marco Ferreira, do Aquário Vasco da Gama
Forte de São Bruno

O Tejo é importante para a vida de todos os seres vivos. Neste workshop vamos aprender mais sobre os que nele habitam, como estão interligados entre si e com o ser humano. Que influência temos sobre o Rio e como este se tem vindo a alterar ao longo dos tempos?
M/6 anos
12 participantes
 

◽ 15h – 17h
Oficina de cianotipia – Emulsione-se com o Tejo e crie uma obra de arte

Por Alexandre Almeida
Forte de São Bruno

As Oficinas de Cianotipia vão proporcionar a experimentação de produzir imagens sem recurso a câmaras fotográficas. Com o apelo à imaginação e alguns materiais orgânicos, as pessoas que participam vão criar os seus “manifestos” visuais a favor dos oceanos, da biodiversidade, da cultura e do Tejo.
M/8, com acompanhamento de um adulto
12 participantes
 

◽ 15h – 17h
Seatizen Living Lab X Embaixadores do Oceano

Por Alexandre Almeida
Praça do Oceano, Forte de São Bruno

Um projeto colaborativo que convida à participação na construção de um painel alusivo ao Bauhaus of the Seas Sails e ao rio Tejo e reconhece todas as pessoas que participam como embaixadoras dos Oceanos, assumindo o compromisso por um planeta mais sustentável.
Aberto a todas as pessoas
 

◽ 15h – 19h
Lugar da Comunidade e o seu Mar

Forte de São Bruno

Apresentação de resultados obtidos nas Oficinas de Cianotipia. Oportunidade de mostrar, ver, partilhar como olhamos o mar e os Oceanos, a partir das cianotipias desenvolvidas pelos participantes das oficinas.
 

◽ 15h – 19h
Oeiras Voltada ao Mar

Por Alexandre Almeida e Clube do Património da Escola Secundária Quinta do Marquês (ESQM)
Forte de São Bruno

O Clube do Património da Escola Secundária Quinta do Marquês (ESQM) desenvolveu um projeto multidisciplinar para valorizar e fortalecer os laços de identidade e pertença de habitantes de Oeiras com o seu território, reconhecendo o mar como um elemento fulcral da sua herança coletiva. O projeto resulta numa mostra destinada a sensibilizar toda a comunidade para o conhecimento do património local e a sua relevância como instrumento de preservação da memória oeirense.
Para todas as pessoas

◽ 15h – 19h
Exposição Polaroids do 'Infinitamente Pequeno'
ITQB NOVA
Forte de São Bruno

A exposição “Polaroids do infinitamente pequeno” celebra a beleza e a importância das microalgas nos nossos ecossistemas marinhos e de água doce. Ao mergulharmos neste mundo microscópico, consideremos o seu profundo significado no contexto mais alargado da iniciativa Bauhaus of the Seas Sails. A série de imagens de microscopia apresentadas pretende ser uma apreciação das diversas funções fundamentais que as microalgas desempenham. Em conjunto com cada imagem partilhamos uma curiosidade sobre a espécie, para dar a conhecer os vários papéis que já tiveram no passado, que têm nos ecossistemas atuais e aplicações futuras que poderão vir a ter.

◽ 16h – 17h
Conversas de Espanto: O que se Esconde no Mundo Secreto do Rio Tejo?

Forte de São Bruno

Moderação: Rui Neto Pereira
 

Com:
Catarina Pimentel (Cientista)
Cristina Rocha Antunes (United By The Sea)
Joaquim Boiça (Historiador)
José da “Quinta” (Pescador ativo – Paço de Arcos);
Margarida Farrajota (Centro Português de Atividades Subaquáticas – CPAS)
Paulo Arraiano (Artista plástico)
Rui Vasco Cruz (Surfista)
 

◽ 18h – 19h
Encerramento

Forte de São Bruno

 

📷 Informação sobre tratamento de dados

Para efeitos do disposto nos artigos 13.º e 14.º do Regulamento da União Europeia 2016/679, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 27 de abril de 2016, relativo à proteção das pessoas singulares no que diz respeito ao tratamento de dados pessoais e à livre circulação desses dados, conjugado com o disposto no artigo n.º 2 do artigo 79.º do Código Civil, informa-se que o presente evento decorrerá publicamente podendo ser recolhidas imagens fotográficas e de vídeo que envolvam os participantes, individualmente ou em grupo, com vista a divulgar nos canais de comunicação institucionais, redes sociais e órgãos da comunicação social, para fins informativos, bem como para eventual utilização dentro do registo dos eventos e para efeitos de arquivo.