Câmara de Oeiras vai apoiar projeto de divulgação e valorização da arquitetura paisagista nacional

Câmara de Oeiras vai apoiar projeto de divulgação e valorização da arquitetura paisagista nacional

02 abr 2019
  • obras municipais
foto

A Câmara Municipal de Oeiras vai apoiar financeiramente o projeto Tudo é Paisagem: Registo da Arquitetura Paisagista em Portugal, da Associação Portuguesa de Arquitetos Paisagistas (APAP). A divulgação e a promoção de casos de excelência da paisagem de Oeiras, no contexto da divulgação da paisagem de Portugal, constituem o motivo do apoio do Município a este projeto.

O projeto, da autoria do arquiteto Duarte Natário e comparticipado em 5 mil euros pelo Município, visa constituir um documento histórico-patrimonial de referência, um contributo valioso para a compreensão e sensibilização para a educação ambiental, territorial e paisagística, bem como um elemento fundamental para a identidade nacional e local. No final, será realizado um documentário.

Tudo é Paisagem: Registo da Arquitetura Paisagista em Portugal vai englobar uma seleção de 20 destacados arquitetos paisagistas e de alguns projetos e obras de referência nacional e internacional, entre os quais se incluem o Estádio Nacional do Jamor, de Caldeira Cabral (anos 40 do século XX), a Urbanização de Nova Oeiras, de Gonçalo Ribeiro Telles (anos 60 do século XX), o Jardim da Cascata da antiga Quinta Real de Caxias (século XVIII), a mando de D. Pedro III, os jardins do Palácio Marquês de Pombal (século XVIII), e o Parque dos Poetas, de Caldeira Cabral e Elsa Severino, um projeto contemporâneo.