Café com Letras | Dulce Maria Cardoso

Café com Letras | Dulce Maria Cardoso

O Café com Letras decorre no dia 18 de abril, às 21h, na Biblioteca Municipal de Algés e tem Dulce Maria Cardoso como convidada.

18/04/2024 a 18/04/2024

Biblioteca Municipal de Algés

Gratuito

18 de Abril de 2024
  • Algés
  • viver
  • Biblioteca
  • Cultura
  • União de Freguesia Algés, Linda-a-velha e Cruz Quebrada-Dafundo
Esta  atividade insere-se no âmbito das comemorações do Município de Oeiras, que assinalam os 50 anos do 25 de Abril.
➡ Consulte aqui a programação.


A próxima edição do 'Café com Letras' realiza-se no dia 18 de abril, pelas 21h, na Biblioteca Municipal de Algés. Dulce Maria Cardoso é a convidada desta edição, integrada no evento ‘Um Livro Uma Comunidade’, com moderação de José Mário Silva. 

Esta é uma iniciativa das Bibliotecas Municipais de Oeiras que pretende ser um ponto de encontro entre autores consagrados de Língua Portuguesa e estrangeira e o seu público.

Saiba mais sobre a convidada e o moderador:

➡️ Dulce Maria Cardoso

Dulce Maria Cardoso nasceu em Fonte Longa, Carrazeda de Ansiães, Trás-os-Montes, em 1964, quando o seu pai vivia em Angola. Aos seis meses de idade foi para Luanda, de onde regressou depois da descolonização e com o início da guerra civil em Angola.

Aos 14 anos decidiu que queria escrever e fez um curso de verão de datilografia em Cascais. Formou-se em Direito.

O seu primeiro romance, “Campo de sangue” (2001), foi escrito na sequência de uma bolsa de criação literária do Ministério da Cultura português e recebeu o Grande Prémio Acontece. Depois seguiram-se os romances “Os meus sentimentos” (2005), Prémio da União Europeia para a Literatura, e “O chão dos pardais” (2009), Prémio Pen Club, a antologia de contos “Até nós” (2008) e “O Retorno” (2011). Em 2018 publicou o romance “Eliete” (livro do ano, entre outros, no Público, Expresso e no JL, Prémio Oceanos e finalista do Prémio Femina). Os seus romances estão traduzidos em várias línguas e publicados em mais de duas dezenas de países.

A sua obra é estudada em universidades de vários países, fazendo parte de programas curriculares, e tem sido objeto de várias teses académicas, bem como adaptada a cinema, teatro e televisão. Em 2012, recebeu do Estado francês a condecoração de Cavaleira da Ordem das Artes e Letras. Assina, na Visão, a coluna «Autobiografia não autorizada» (crónicas publicadas em livro, em 2021 e 2023).

➡️ José Mario Silva

Nasceu em Paris, em 1972. Licenciou-se em Biologia na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, jornalista desde 1993, passou pelo Diário de Notícias, RTP2, Time Out Lisboa e coordenou a secção de Livros do jornal Expresso, com o qual continua a colaborar com recensões literárias e outros textos, além de ser colaborador permanente da revista Ler. Publicou dois livros de poemas (“Nuvens & Labirintos”, Gótica, 2001; “Luz Indecisa”, Oceanos, 2009) e um de narrativas curtas (“Efeito Borboleta e outras histórias”, Oficina do Livro, 2008). É autor do Bibliotecário de Babel, um dos mais relevantes blogs portugueses sobre literatura.

A sessão será também transmitida em direto no Facebook do Município de Oeiras, das Bibliotecas Municipais de Oeiras, e canal Youtube do Município de Oeiras.
📷 Informação sobre tratamento de dados

Para efeitos do disposto nos artigos 13.º e 14.º do Regulamento da União Europeia 2016/679, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 27 de abril de 2016, relativo à proteção das pessoas singulares no que diz respeito ao tratamento de dados pessoais e à livre circulação desses dados, conjugado com o disposto no artigo n.º 2 do artigo 79.º do Código Civil, informa-se que o presente evento decorrerá publicamente podendo ser recolhidas imagens fotográficas e de vídeo que envolvam os participantes, individualmente ou em grupo, com vista a divulgar nos canais de comunicação institucionais, redes sociais e órgãos da comunicação social, para fins informativos, bem como para eventual utilização dentro do registo dos eventos e para efeitos de arquivo.