Café com Letras - João Pinto Coelho | Inserido no Festival Passa a Palavra

Café com Letras - João Pinto Coelho | Inserido no Festival Passa a Palavra

O Café com Letras decorre no dia 9 de novembro, às 21h30, na Livraria-Galeria Municipal Verney e tem João Pinto Coelho como convidado.

09/11/2022 a 09/11/2022

Livraria-Galeria Municipal Verney

Gratuito

09 de Novembro de 2022
  • descobrir
  • Biblioteca
  • Cultura
  • Lazer
  • União de Freguesias de Oeiras, São Julião da Barra, Paço de Arcos e Caxias

No dia 9 de novembro, pelas 21h30, realiza-se na Livraria-Galeria Municipal Verney, mais uma edição do Café com Letras, uma iniciativa das Bibliotecas Municipais de Oeiras que pretende ser um ponto de encontro entre autores consagrados de Língua Portuguesa e estrangeira e o seu público.

João Pinto Coelho é o convidado desta sessão que conta com José Mário Silva como moderador.

Esta sessão é inserida no 'Passa a Palavra! Festas do Ofício de Narrar', um festival que promete trazer a Oeiras, entre os dias 7 a 13 de novembro, contos, música, literatura, animação de rua, conversas, residência artística, oficinas e mercadinhos.

Saiba mais sobre o convidado e o moderador:

▶️ João Pinto Coelho 
Nasceu em Londres em 1967. Licenciou-se em Arquitetura em 1992 e viveu a maior parte da sua vida em Lisboa. Passou diversas temporadas nos Estados Unidos, onde chegou a trabalhar num teatro profissional perto de Nova Iorque e dos cenários que evoca neste romance. Em 2009 e 2011 integrou duas ações do Conselho da Europa que tiveram lugar em Auschwitz (Oswiécim), na Polónia, trabalhando de perto com diversos investigadores sobre o Holocausto. No mesmo período, concebeu e implementou o projeto Auschwitz in 1st Per-son/A Letter to Meir Berkovich, que juntou jovens portugueses e polacos e que o levou uma vez mais à Polónia, às ruas de Oswiécim e aos campos de concentração e extermínio. A esse propósito tem realizado diversas intervenções públicas, uma das quais, como orador, na conferência internacional Portugal e o Holocausto, que teve lugar na Fundação Calouste Gulbenkian. Em 2012 publica o seu primeiro romance “Perguntem a Sarah Gross”. O seu romance seguinte “Os Loucos da Rua Mazur” foi o vencedor do prémio LeYa 2017, finalista do Prémio Literário Fernando Namora e semifinalista do Prémio Oceanos. Em 2020 publicou “Um tempo a fingir”.  “Mãe, doce mar”, é o seu mais recente romance.

➡️ José Mário Silva
Nasceu em Paris, em 1972. Licenciou-se em Biologia na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, jornalista desde 1993, passou pelo Diário de Notícias, RTP2, Time Out Lisboa e coordenou a secção de Livros do jornal Expresso, com o qual continua a colaborar com recensões literárias e outros textos, além de ser colaborador permanente da revista Ler. Publicou dois livros de poemas (“Nuvens & Labirintos”, Gótica, 2001; “Luz Indecisa”, Oceanos, 2009) e um de narrativas curtas (“Efeito Borboleta e outras histórias”, Oficina do Livro, 2008). É autor do Bibliotecário de Babel, um dos mais relevantes blogs portugueses sobre literatura.

A sessão será também transmitida em direto no Facebook do Município de Oeirasdas Bibliotecas Municipais de Oeiras e canal Youtube do Município de Oeiras.