Café com Letras - Lídia Jorge | Inserido no Festival Passa a Palavra

Café com Letras - Lídia Jorge | Inserido no Festival 'Passa a Palavra'

O Café com Letras decorre no dia 3 de novembro, às 21h30, na Biblioteca Municipal de Oeiras e tem Lídia Jorge como convidada.

03/11/2022 a 03/11/2022

Biblioteca Municipal de Oeiras

Gratuito

03 de Novembro de 2022
  • Oeiras
  • descobrir
  • Biblioteca
  • Cultura
  • Lazer
  • Família
  • União de Freguesias de Oeiras, São Julião da Barra, Paço de Arcos e Caxias
imagem de Lídia Jorge

No dia 3 de novembro, pelas 21h30, realiza-se na Biblioteca Municipal de Oeiras, mais uma edição do Café com Letras, uma iniciativa das Bibliotecas Municipais de Oeiras que pretende ser um ponto de encontro entre autores consagrados de Língua Portuguesa e estrangeira e o seu público.

Esta sessão, inserida no festival 'Passa a Palavra! Festas do Ofício de Narrar', tem como convidada Lídia Jorge e conta com Ana Daniela Soares como moderadora. 

A sessão terá início após a apresentação deste festival, que promete trazer a Oeiras, entre os dias 7 a 13 de novembro, contos, música, literatura, animação de rua, conversas, residência artística, oficinas e mercadinhos.

Saiba mais sobre a convidada e a moderadora: 

▶️ Lídia Jorge
Nasceu em 1946, no Algarve. Viveu os anos mais conturbados da Guerra Colonial em África. Foi membro da Alta Autoridade para a Comunicação Social. Foi professora do ensino secundário e publica regularmente artigos na imprensa. Estreou-se com a publicação de “O Dia dos Prodígios”, em 1980, um dos livros mais emblemáticos da literatura portuguesa pós-revolução. Desde então tem publicado vários títulos nas áreas do romance, conto, ensaio e teatro.
Em 1988, “A Costa dos Murmúrios” abriu-lhe as portas para o reconhecimento internacional, tendo sido posteriormente adaptado ao cinema por Margarida Cardoso. Aos seus livros têm sido atribuídos os principais prémios nacionais, alguns deles pelo conjunto da obra, como o Prémio da Latinidade, o Grande Prémio da Sociedade Portuguesa de Autores – Millennium BCP ou o Prémio Vergílio Ferreira. No estrangeiro, entre outros, Lídia Jorge venceu em 2006 a primeira edição do prestigiado prémio ALBATROS da Fundação Günter Grass e, em 2015, o Grande Prémio Luso-Espanhol de Cultura.
O seu romance, “Estuário” (2018), recebeu o XXIV Grande Prémio de Literatura 'dst' e foi finalista do Prémio Médicis 2019; e “Em Todos os Sentidos” (2020) venceu o Grande Prémio de Crónica e Dispersos Literários APE/Câmara Municipal de Loulé. O seu livro “O Vento Assobiando nas Gruas” venceu o Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores em 2003.
Venceu o Prémio FIL de Literatura em Línguas Românicas 2020. “Misericórdia” é o seu mais recente romance.

➡️ Ana Daniela Soares
É licenciada em Enfermagem e Ciências da Comunicação. Integra os quadros da RTP em 2004. Apresenta e fez reportagem em vários programas, concertos e emissões especiais na Antena 1 e Antena 2. 
Em 2013, é distinguida com o Prémio Pró-Autor, atribuído pela Sociedade Portuguesa de Autores. Em 2014, coordena o projeto solidário Toca a Todos. Desde 2015 integra o canal de informação RTP 3 onde coordena e apresenta o programa “Todas as Palavras”. 
Atualmente, na Antena 1, assina a rubrica “À volta dos livros”, e realiza e apresenta o programa “A páginas tantas”, com Inês Pedrosa, Rita Ferro e Patrícia Reis.
Esta iniciativa é aberta ao público, até ao limite da lotação disponível, e sem marcação de lugar.

A sessão será também transmitida em direto no Facebook do Município de Oeirasdas Bibliotecas Municipais de Oeiras e canal Youtube do Município de Oeiras.