Oeiras: 'California/Portugal: An Exceptional Partnership'

Oeiras recebe o evento 'California/Portugal: An Exceptional Partnership'

O encontro, que contou com a participação do Ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, foi promovido pelo Município de Oeiras, o Taguspark e o American Club of Lisbon e decorreu no sábado, dia 16 de outubro, no Taguspark.

16 out 2021
  • viver
  • Empreendedorismo
  • ciência e inovação
  • Cooperação e geminações
  • Porto Salvo

Trinta políticos e empresários californianos foram recebidos em Oeiras, no evento  California/Portugal: An Exceptional Partnership, que tem como objetivo promover o networking entre entidades norte americanas e portuguesas nas áreas das Energias Renováveis, Serviços de Saúde, Incêndios e Economia dos Oceanos

O encontro, que contou com a participação do Ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, foi promovido pelo Município de Oeiras, o Taguspark e o American Club of Lisbon e decorreu no sábado, dia 16 de outubro, no Taguspark.

Graças a Kristin Kane, Responsável de Negócios da Embaixada dos Estados Unidos, e Jay Hansen, presidente e CEO da Fundação da Califórnia para o Meio Ambiente e Economia, uma fundação sem fins lucrativos que procura desenvolver soluções para as questões económicas, ambientais e sociais da Califórnia, foi organizada uma viagem de cerca de 30 políticos e empresários californianos a Portugal. Entre os participantes da Califórnia estão o presidente da Comissão de Energia da Califórnia, o subsecretário da importante Agência de Proteção Ambiental da Califórnia, três senadores estaduais, seis representantes da Assembleia estadual e um grupo de executivos seniores representando empresas, trabalhadores, universidades e associações.

Na complexa divisão de poder no sistema político dos Estados Unidos, os estados desempenham um papel importante, especialmente em áreas onde o governo federal pode ser menos ativo ou menos eficiente. Com Washington a atravessar um impasse nos últimos anos, estados individuais assumiram um papel cada vez mais ativo, onde o Estado da Califórnia se tem destacado, liderando a nação em termos de iniciativas ambientais e outros problemas característicos do século XXI.

Este importante evento permitiu ao grupo californiano, bem como aos participantes portugueses, explorar em conjunto os contornos de uma parceria entre a Califórnia e Portugal, que partilham uma geografia idêntica e se deparam com alguns problemas semelhantes, como os incêndios florestais, a necessidade de reduzir a pegada de carbono, o desenvolvimento de fontes de energia limpas e sustentáveis, entre outros temas. Os participantes do evento tiveram uma excelente oportunidade para desenvolver contactos informais e trocar informações sobre assuntos de interesse comum.