Celebrações de Nossa Senhora da Paz no Bairro dos Navegadores

As festividades tiveram o seu ponto alto com a tradicional procissão.

07 out 2025
  • Porto Salvo
  • viver
  • Cultura
Fotografia da procissão no bairro dos navegadores

O Bairro dos Navegadores, em Oeiras, viveu um dia de especial significado e festa no passado dia 5 de outubro, com as solenes celebrações religiosas em honra de Nossa Senhora da Paz. 

O Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Pereira Neves, acompanhado da sua comitiva presidencial, esteve presente nesta festividade, a convite da Associação de Moradores daquele bairro.


 

A chegada do Chefe de Estado cabo-verdiano foi marcada por um caloroso acolhimento por parte do Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, e de todo o executivo municipal. A comitiva, visivelmente integrada na dinâmica local, percorreu as ruas do bairro, demonstrando a proximidade e os fortes laços que unem Portugal e Cabo Verde, bem como a importância da comunidade cabo-verdiana em Oeiras.


 

As festividades tiveram o seu ponto alto com a tradicional procissão. A imagem de Nossa Senhora da Paz foi levada em andor pelas ruas do Bairro dos Navegadores, acompanhada por centenas de fiéis. Durante o percurso destacaram-se fiés em trajes tradicionais, transportando cestos, num gesto que simboliza a partilha e a abundância, enriquecendo o cortejo com a sua herança cultural.


 

Após a procissão, a comunidade reuniu-se para a Missa solene, celebrada pelo Padre Luís Fernando Miranda de Barros.