
O Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, irá presidir à cerimónia oficial de abertura da época balnear no concelho de Oeiras no sábado, dia 31 de maio, às 10h, na Praia de Paço de Arcos.
Esta ocasião servirá também para inaugurar as obras de requalificação do concessionário da Praia de Paço de Arcos que tem agora uma nova imagem.
Trata-se da primeira obra pronta de um investimento previsto pelo Município para a renovação de imagem e melhoria dos concessionários das praias do concelho.
A época balnear em Oeiras arrancou oficialmente no dia 1 de maio, marcando o início de um verão que promete ser seguro, inclusivo e ambientalmente consciente. À semelhança de anos anteriores, existem investimentos e melhorias implementados nas praias do concelho.
Ao nível da segurança destaca-se a disponibilização em toda a orla marítima de Desfibrilhadores Automáticos Externos para a utilização em caso de emergência.
Além disso, o sistema SOS One Up, um dispositivo de resgate aquático de fácil utilização, está igualmente disponível nas praias de Santo Amaro e da Torre.
A segurança dos banhistas é ainda reforçada com a presença de nadadores-salvadores certificados e torres de vigia em todas as praias oficiais do concelho.
Mantendo o compromisso com a inclusão, o programa "Praia Acessível – Praia para Todos" continua em vigor na Praia de Santo Amaro, permitindo que as pessoas com mobilidade reduzida possam usufruir do mar, através de cadeiras anfíbias e apoio especializado.
A autarquia reforçou também as medidas de limpeza e sustentabilidade nas praias. A limpeza mecânica dos areais é realizada diariamente durante a noite, complementada pela recolha de resíduos dos ecopontos quatro vezes ao dia.
O projeto 'Jovens em Movimento' mobiliza cerca de 400 jovens até 3 de setembro para ações de manutenção e sensibilização ambiental nos areais.
Para combater a poluição por beatas de cigarro, continuam disponíveis os eco cinzeiros gratuitos nas entradas das praias e nas Bibliotecas de Praia, incentivando os banhistas a manterem os areais limpos.
As quatro Bibliotecas de Praia vão estar, já a partir de 1 de junho e até ao final de agosto, abertas diariamente das 9h às 19h, oferecendo livros, jornais e revistas para leitura no local ou empréstimo. Além disso, estão previstas oficinas e atividades culturais que promovem a sustentabilidade e a educação ambiental.