
Na próxima quarta, dia 5 de Dez., às 21H30, daremos continuidade a este Ciclo, com Gisela Cañamero, que vai procurar responder à pergunta se Camões foi um poeta rap?
Para além da habitual conversa, com a moderação de Nicolau Santos, esta sessão vai ter uma performance rap, de cerca de 25 minutos, com Luís Amaro, o performer desta iniciativa.
A interrogação que serve de mote a esta Masterclass parte do maravilhoso trabalho e projeto de Gisela Cañamero: Camões é um poeta rap. Um evento performativo e musical – com a qualidade literária do génio de Camões. Assenta num conceito inovador que aproxima a Lírica do grande poeta à nossa vivência contemporânea, através dos ritmos rap e hip hop, conciliando o público jovem com a mestria da Língua Portuguesa. Tem sido apresentado por vários locais e escolas do país e tem o apoio, para além de outras instituições, do Plano Nacional de Leitura.
Gisela Cañamero nasceu em Lisboa. Tem desenvolvido atividade teatral enquanto dramaturga, encenadora e performer no âmbito da estrutura da arte pública, em Beja, construindo objetos performativos que se destacam pela sua diversidade cénica: teatro, teatro musical e performance multidisciplinares. Teve intensa atividade como docente na formação inicial e em pós-graduação de diversas áreas profissionais como criatividade, práticas para a performance, criação teatral e igualdade na Coeducação, entre outras. Tem um percurso académico marcado pela Escola Superior de Teatro e Cinema e pela Universidade de Santiago de Compostela.
Esta iniciativa insere-se num Ciclo com 11 sessões, de Novembro a Janeiro, e pretende refletir e questionar sobre as inúmeras dimensões do Luís Vaz de Camões. Sempre a partir de uma interrogação. O objetivo é contribuir para uma melhor leitura e conhecimento da personalidade complexa e multifacetada deste poeta que é um dos maiores da língua portuguesa.
Próximas sessões:
Dia 12 de Dez., quarta, 21H30
Camões foi dramaturgo? Por André Gago
Dia 9 de Jan., quarta, 21H30
Camões foi aventureiro? Por Miguel Sousa Tavares
Dia 16 de Jan., quarta, 21H30
Camões foi humanista? Por António Fonseca
Dia 23 de Jan., quarta, 21H30
Camões foi utópico? Por Afonso Cruz
INFORMAÇÕES:
Templo da Poesia| Parque dos Poetas
Tel. 21.440.63.30 ouana.jardim@cm-oeiras.pt
Entrada livre sujeita à lotação da sala