Cientistas em Oeiras: Quando pensa em ciência, quem imagina? 

Com a campanha Cientistas em Oeiras, o Município de Oeiras e o ITQB NOVA mostram-lhe quem são os cientistas do concelho — dentro e fora do laboratório.

30 jul 2025
  • descobrir
  • viver
  • investir
  • Cultura
  • ciência e inovação
imagem promocional com fotografia dos 6 cientistas entrevistados

🔬 Quando pensa em ciência, quem imagina? 

É possível que esta imagem siga um estereótipo comum: que os cientistas são homens brancos, mais velhos, de bata branca, tímidos, e que trabalham sozinhos nos seus laboratórios. Mas, na realidade, a ciência é diversa, e as pessoas que a fazem também.

Para desafiar estes estereótipos, o Município de Oeiras lança a campanha ‘Cientistas em Oeiras’, com o apoio do ITQB NOVA. Seis cientistas, de instituições científicas do concelho, dão a conhecer os seus hobbies a par do seu trabalho de investigação, fazendo jus ao mote ‘Pessoas reais, ciência real’.

Do folclore ao tango, do vólei ao jiu-jitsu: são alguns exemplos dos interesses dos protagonistas desta campanha, que começou a ser preparada em novembro de 2023, e que nasceu no âmbito do Mestrado em Comunicação de Ciência, que resulta da parceria entre o ITQB NOVA e a NOVA FCSH.

Semanalmente serão divulgadas entrevistas com outros cientistas nas redes sociais do Município de Oeiras e do ITQB NOVA, numa campanha que mostra os cientistas como pessoas reais, quebrando estereótipos.

A campanha conta com cientistas de seis instituições científicas em Oeiras – o ITQB NOVA, a Atlântica Instituto Universitário, o Instituto Gulbenkian de Medicina Molecular (GIMM-Oeiras), o Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica (iBET), o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV) e o Instituto Superior Técnico – Pólo de Oeiras (IST).

📽️ Acompanhe-nos semanalmente e fique a conhecer os 'Cientistas em Oeiras':
 


 



👨‍🔬 José Brito (ITQB NOVA)
Investigador em Cristalografia de Proteínas no ITQB NOVA e fundador do grupo de dança folclórica Terras da Nóbrega, em Carnaxide.
 

 


👩‍🔬 Carla Silva (Atlântica - Instituto Universitário)
Investigadora pós-doutorada em Inteligência Artificial na Universidade Atlântica, com um foco especial em Machine Learning e automatização de procedimentos. Nos seus tempos livres, dedica-se ao exercício físico.
 

 


🏃Mónica Bettencourt-Dias (GIMM)
Bioquímica e bióloga celular portuguesa, lidera o grupo de investigação sobre Regulação do Ciclo Celular no Gulbenkian Institute for Molecular Medicine. Nos tempos livres, desfruta de passeios no passeio marítimo com a sua família e o seu cão.

 


👨🏻‍🔬Francisco Melo (IST)
Investigador no IST Oeiras desde 2009, é atualmente Coordenador da área científica de Artificial Intelligence for People and Society. Durante os almoços, dedica-se à prática de jiu-jítsu brasileiro em Paço de Arcos.

 


👩🏻‍🔬 Teresa Serra (iBET)
Investigadora no iBET, onde lidera a Área de Bioativos Naturais e Nutracêuticos, e entusiasta de voleibol, que pratica regularmente na Praia da Torre com colegas investigadores após o trabalho.

 


💃🏽Rita Lourenço Costa (INIAV)
Investigadora coordenadora no INIAV, I.P. - Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, onde lidera o Laboratório de Biotecnologia Vegetal da Unidade de Investigação Florestal. Nos seus tempos livres, dedica-se à dança de tango.