Cinco novos fogos para jovens no Dafundo

Cinco novos fogos para jovens no Dafundo

22 jun 2017
  • Habitação
foto

No núcleo histórico do Dafundo vai ter início a obra de reabilitação do edifício localizado no número 8 da Avenida Ivens. A empreitada acontece no âmbito do Programa Habitar Oeiras na vertente Habitação Jovem nos Núcleos de Formação Histórica e é promovida pela Câmara Municipal de Oeiras, através do Gabinete Técnico Local do Núcleo Histórico do Dafundo.

 

 

O edifício em causa, Mira-Tejo, integra, conjuntamente com outros dois edifícios municipais, os números 3A, 3B e 5 da Avenida Ivens, a denominada Vila Shore, que pela sua particularidade, representam o legado construído do Núcleo de Formação Histórica do Dafundo.

Com uma presença marcante na frente marginal, este edifício de piso térreo e primeiro andar, com fachada tipo chalé, daria, originalmente, sobre a praia do Dafundo. Encarado como o mais significativo do conjunto em que se integra, com personalidade própria e detentor de alguma memória local, o projeto de recuperação prevê a manutenção das volumetrias e fachadas.

 

Em termos básicos, perante a degradação do construído, a proposta assenta na demolição de todos os interiores e reconstrução (com manutenção de fachadas), recorrendo a tecnologias atuais e a compartimentações funcionais; na manutenção da geometria e altura do telhado, embora com reconstrução e renovação completa dos materiais e na reformulação de toda a compartimentação, mantendo-se dois fogos no piso térreo e passando o primeiro andar a incluir três fogos de tipologias baixas.

Deste modo, a obra permitirá a criação de cinco fogos, com as seguintes tipologias: três T0, um T1 e um T2.

A empreitada encontra-se em fase de adjudicação pelo valor de 331.722,31€, incluindo IVA, com o prazo de execução de 550 dias.

Com esta intervenção, a Câmara Municipal de Oeiras pretende dar continuidade ao processo de intervenção sobre o edificado municipal existente no Dafundo, assente numa lógica de ações conjuntas de requalificação e à escala do quarteirão.