‘Com Autores’ | Um Ciclo de Conversas com Vozes que Inspiram

O evento propõe um ciclo de conversas nas áreas literária, artística e científica, incentivando a reflexão e a partilha de experiências num ambiente descontraído e acolhedor.

26/06/2025 a 26/06/2025

Biblioteca Operária Oeirense

Gratuito

26 de Junho de 2025
  • Oeiras
  • descobrir
  • viver
  • Cultura
  • Lazer
  • União de Freguesias de Oeiras, São Julião da Barra, Paço de Arcos e Caxias
Banner com a fotografia do autor, jornalista e editor Francisco José Viegas, com indicação do nome do evento.

A Biblioteca Operária Oeirense acolhe, no próximo dia 26 de junho, às 21h15, o ‘Com Autores’, um ciclo de conversas que convida o público a dialogar com criadores, investigadores e divulgadores de obras literárias, artísticas e científicas. Um espaço vivo de pensamento, questionamento e descoberta.

Esta edição conta com a presença especial do jornalista, escritor e editor Francisco José Viegas, uma das vozes mais influentes da literatura e do jornalismo em Portugal.

Cada sessão propõe uma viagem por temas relevantes para a comunidade, num ambiente informal e próximo, onde as ideias fluem e se cruzam com as vivências de quem as conhece por dentro.

Não perca esta oportunidade de pensar o mundo… com quem o escreve, pinta ou investiga.

🔹 Para quem? Aberto a toda a população a partir dos 12 anos.
🔹 Entrada Livre, limitada à lotação da sala.
🔹 Mais informações: 96 205 03 04 (segunda a sexta-feira, das 15h às 19h)

Biografia
Francisco José Viegas nasceu em março de 1962, no Alto Douro. É editor da ‘Quetzal’ e diretor da revista ‘Ler’. Foi professor e jornalista além de diretor da revista ‘Grande Reportagem’ e da Casa Fernando Pessoa. Colaborou em vários jornais e revistas, foi autor de programas na rádio e na televisão – e desempenhou as funções de secretário de Estado da Cultura. Mantém, desde 2008, uma coluna diária sobre livros no Correio da Manhã. Da sua obra destacam-se títulos de poesia (reunidos na antologia, ‘Deixar um Verso a Meio’) e romances como ‘Regresso por um Rio’, ‘As Duas Águas do Mar’, ‘Um Céu Demasiado Azul’, ‘Um Crime Capital’, ‘Lourenço Marques’, ‘Longe de Manaus’ (Grande Prémio de Romance e Novela da APE, 2005), ‘O Mar em Casablanca’, ‘O Colecionador de Erva’, ‘A Luz de Pequim’ (Prémio Fernando Namora, Prémio Pen, 2020) ou ‘Melancholia’, além da coletânea de histórias do seu detetive portuense Jaime Ramos, ‘A Poeira Que Cai Sobre a Terra’. Publicou também vários livros de crónica, viagem e gastronomia.
📷 Informação sobre tratamento de dados
Para efeitos do disposto nos artigos 13.º e 14.º do Regulamento da União Europeia 2016/679, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 27 de abril de 2016, relativo à proteção das pessoas singulares no que diz respeito ao tratamento de dados pessoais e à livre circulação desses dados, conjugado com o disposto no artigo n.º 2 do artigo 79.º do Código Civil, informa-se que o presente evento decorrerá publicamente podendo ser recolhidas imagens fotográficas e de vídeo que envolvam os participantes, individualmente ou em grupo, com vista a divulgar nos canais de comunicação institucionais, redes sociais e órgãos da comunicação social, para fins informativos, bem como para eventual utilização dentro do registo dos eventos e para efeitos de arquivo.