Comemoração do 47º Aniversário do 25 de Abril

Comemoração do 47º Aniversário do 25 de Abril

27 abr 2021
  • Lazer
foto

As comemorações do 25 de Abril no concelho de Oeiras começaram com o tradicional Hastear das Bandeiras, junto ao edifício dos Paços do Concelho e contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, do Executivo Municipal e da Presidente da Assembleia Municipal de Oeiras, Elisabete Oliveira.

 


 

 


 

Seguiu-se a Cerimónia Comemorativa do 47º aniversário do “25 de Abril de 1974”, que teve lugar em Caxias, junto da peça escultórica evocativa da libertação dos presos políticos da Prisão de Caxias, perto da Quinta Real de Caxias.

 

Este momento solene foi marcado pelas intervenções da Presidente da Assembleia Municipal de Oeiras, Elisabete Oliveira, e do Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais.

 

A Presidente da Assembleia Municipal de Oeiras dirigiu um agradecimento “a todos – civis e militares – que direta ou indiretamente se empenharam na construção da democracia e da liberdade”. “A luta pela liberdade e contra as desigualdades sociais e o trabalho pelo bem-estar geral da comunidade não se esgotaram naquele dia memorável do 25 de Abril de 1974.

 

Foi só o início do trabalho pelo bem comum”, referiu, por sua vez, o Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, tendo destacado a importância do poder local no desempenho deste trabalho fundamental. “Sem a ação dos autarcas portugueses, o último ano teria sido muito mais difícil. É assim que sentimos o papel do poder local e dos autarcas. Sempre presente”, sublinhou, a salientar que o Município “enfrentou e enfrenta esta pandemia com lucidez, tranquilidade e celeridade”, com estratégia e capacidade económica. “Ter estratégia na normalidade, permite-nos estar mais fortes nas emergências”, referiu Isaltino Morais a sublinhar o trabalho rigoroso que viabilizou o apoio aos munícipes em situação de carência e fragilidade, ao SNS e às instituições do concelho, e um valor atribuído pelo município em apoios sociais desde o início da pandemia que ultrapassa já os 12,6 milhões de euros.

 


 


 

A cerimónia prosseguiu no Centro Cívico de Carnaxide, onde foram entregues 13 viaturas - nove a diferentes Instituições de solidariedade social do concelho e quatro à Polícia de Segurança Pública. Após a bênção das viaturas, o Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, mencionou a importância de reforçar os meios para que as entidades possam prestar um melhor serviço à comunidade. Salientou ainda que 'a Coesão Social em Oeiras é exemplar'.

 


 


 

No fim da manhã deste domingo em que se comemorou a liberdade,  os 25 anos da Biblioteca Municipal de Oeiras foram assinalados com a presença do Executivo Municipal,  onde se procedeu ao descerramento da placa comemorativa, seguida da intervenção de Jorge Barreto Xavier, comissário da candidatura de Oeiras a Capital Europeia da Cultura. Finda a intervenção, o Presidente Isaltino Morais salientou a importância do acesso à cultura e à informação e lembrou a história das bibliotecas no concelho. Após o discurso, José Ganha interpretou o 'manifesto anti leitura'.

 


 

 


 

 

No início da tarde, foram inauguradas as instalações da Sede do Núcleo de Karaté de Oeiras, situadas no Bairro do Pombal.

Depois do descerramento da placa alusiva à inauguração e à visita às instalações, o cinturão negro Hugo Sousa e alguns alunos apresentaram uma demonstração de Karaté.

 

Finda a demostração, o Presidente referiu “o esforço que o Município de Oeiras tem vindo a desenvolver na criação de condições e edificações com o objetivo de beneficiar socialmente as populações do concelho, muito particularmente as residentes nos bairros municipais”. Aproveitou ainda para destacar o trabalho desenvolvido em tempo record - inferior a um ano – dada a necessidade de apoiar o trabalho desenvolvido por este núcleo de Karaté.

 

Refira-se que as instalações do NKO, têm uma área de 160m2 e compreendem uma sala de receção, uma sala de multiusos e uma sala desportiva.

 


 


 

Do Nucleo de Karaté de Oeiras, a comitiva partiu em direção a Tercena, onde foi inaugurado o novo parque de estacionamento com 73 lugares, destinado essencialmente aos utentes do Centro de saúde de Barcarena. Este parque de estacionamento representou um investimento de 160 000€.

 


 


 

A terminar as várias iniciativas promovidas pelo Município de Oeiras no âmbito das comemorações do dia 25 de Abril de 1974, o Presidente acompanhado pelo Executivo Municipal e restante comitiva prosseguiram em direção ao Parque dos Poetas, onde foi inaugurado o Obelisco do Templo.

 

A peça escultórica, da autoria do escultor Júlio Quaresma, é uma estrutura de secção quadrangular rematada por um topo piramidal, construída com granito vermelho, que representa a força, resistência e a durabilidade. Decompõe-se em dois elementos estruturantes: o obelisco em si, de 1759 centímetros de altura, e a base em que assenta - esta última quadrada e que simboliza a solidez, a eternidade e a verdade – que mede 1759 milímetros, correspondendo assim ao ano de 1759 quando, a 13 de junho, o concelho de Oeiras foi constituído por carta régia.

 

O obelisco, para além de pretender homenagear os poetas, os escultores e os mecenas do Parque, representa também um tributo aos heróis comuns e, portanto, à vitória do soldado desconhecido, celebrando a eternidade e a glória.

Esta obra artística é também um símbolo de liberdade e da democratização da cultura, no sentido em que todo o parque é um instrumento de acesso à sabedoria.