
O Município de Oeiras associou-se à Comemoração do Dia Mundial da Luta contra a Sida, celebrado anualmente a 1 de dezembro, iluminando de vermelho a estrutura ‘Coração dos Afetos’, em forma de coração, instalada pela Câmara Municipal de Oeiras no Passeio Marítimo de Oeiras.
Sob o lema ‘Eliminar as barreiras, transformar a resposta à SIDA’, este gesto simbólico pretendeu promover uma maior sensibilização e consciencialização da comunidade para a problemática do VIH, reforçando o compromisso e empenho político na resposta a esta infeção.
A Câmara Municipal de Oeiras, em conjunto com o parceiro Associação SOL – Associação de Apoio às Crianças Infetadas pelo Vírus da Sida e Suas Famílias, promoveu ainda uma ação de sensibilização e literacia sobre a questão do VIH, subordinada ao tema ‘MISSÃO VIH: Prevenir é ganhar’, que teve lugar no Espaço Jovem de Carnaxide.
Recorde-se que Oeiras assinou a Declaração de Paris, aderindo assim à iniciativa Fast Track Cities, com vista à implementação de respostas municipais que visam a erradicação do vírus da imunodeficiência humana (VIH) no concelho, bem como das Hepatites Virais e da Tuberculose.
