comunicado

Comunicado | Centro de Vacinação COVID-19

O Município de Oeiras esclarece que não tem qualquer responsabilidade na elevada afluência hoje verificada ao Centro de Vacinação COVID-19, instalado no Pavilhão Carlos Queiroz, em Carnaxide.

05 jul 2021
  • viver
  • Saúde
  • Comunicação

O Município de Oeiras esclarece que não tem qualquer responsabilidade na elevada afluência hoje verificada ao Centro de Vacinação COVID-19, instalado no Pavilhão Carlos Queiroz, em Carnaxide.

Esta descoordenação deveu-se à convocatória feita pela ‘task-force’ do Governo que omitiu a hora a que os utentes sem marcação antecipada se deveriam apresentar no centro de vacinação.

Só chegados ao local é que os utentes se aperceberam que o horário para a vacinação sem marcação era das 13:00 às 14:00 e das 18:00 às 19:00. Ora, isto provocou dificuldades na capacidade de resposta dos profissionais de saúde devido à afluência exponencial que criou.

Aliás, os profissionais de saúde no Centro de Vacinação, juntamente com todos os outros prestadores de serviços e voluntários, têm constituído um exemplo de profissionalismo e dedicação que nunca é demais relevar.

Assim que tomei conhecimento de mais esta situação a que somos alheios, desloquei-me de imediato ao local e solicitei medidas imediatas para atenuar estes constrangimentos.

Desta forma, em articulação com o ACES de Oeiras e Lisboa Ocidental foi determinado o alargamento do horário para os utentes sem marcação (para maiores de 40 anos, para toma por antecipação das segundas doses da AstraZeneca a partir de 8 semanas e para migrantes): 

  • de segunda-feira a sábado das 17:00 às 21:00 e domingo das 13:00 às 14:00.

Desde a primeira hora que o Município de Oeiras tem assegurado todas as respostas necessárias para o funcionamento do Centro de Vacinação e continuará totalmente disponível para qualquer apoio que seja solicitado pelo Governo.
 

Isaltino Morais

Presidente da Câmara Municipal de Oeiras