Concerto de Guinga | ‘Os Mais Belos Acordes do Subúrbio’
O Auditório Ruy de Carvalho será o palco de Guinga, um dos grandes compositores da música popular contemporânea do Brasil, no próximo dia 31 de outubro, pelas 21h30.
31/10/2024 a 31/10/2024
Auditório Ruy de Carvalho, em Carnaxide
Sob consulta
No dia 31 de outubro, às 21h30, os mais belos acordes do subúrbio ecoarão no Auditório Ruy de Carvalho, pelas mãos do compositor, guitarrista e cantor, Carlos Althier de Sousa Lemos Escobar, ou simplesmente Guinga.
Carioca, do bairro de Madureira, Guinga acompanhou artistas como Clara Nunes, Beth Carvalho, Alaíde Costa, Cartola e João Nogueira. Inúmeras das suas músicas foram gravadas por nomes como Elis Regina, Michel Legrand, Sérgio Mendes, Leila Pinheiro, Chico Buarque, Clara Nunes, Ivan Lins e muitos outros.
Com um repertório de cerca de 300 canções e uma dezena de CDs gravados, Guinga é um dos grandes compositores da música popular contemporânea do Brasil. As suas composições são parcerias com Paulo César Pinheiro, Aldir Blanc, Chico Buarque, Nei Lopes, Sérgio Natureza, Nelson Motta, Simone Guimarães e Thiago Amud, entre outros.
Em 2002, lançou a sua biografia (da autoria do jornalista Mário Marques) ‘Guinga, os mais belos acordes do subúrbio’ e em 2003 o songbook ‘A música de Guinga’. O disco ‘Rasgando Seda’, em parceria com o Quinteto Villa-Lobos, foi indicado ao Grammy na categoria - Melhor Disco Instrumental do Ano em 2012.
Segundo o ‘bruxo dos sons’ Hermeto Pascoal: “Um cara como esse só aparece a cada cem anos”.
‘Roendopinho’, foi nomeado para o ‘Prémio da Música Brasileira’ como Melhor Disco Instrumental de 2015, ano em que também lançou ‘Porto da Madama’, com a participação de Esperanza Spalding, Maria João, Maria Pia de Vito e Mónica Salamaso.
Guinga recebeu o ‘Prémio da Música Brasileira’, como Melhor Arranjador do Ano pelo disco, que conta com arranjos de clássicos da cancão brasileira de Tom Jobim, Luiz Gonzaga, Dorival Caymmi e José Maria de Abreu, entre outros.
Em 2016 lança ‘Mar Afora’, com a cantora portuguesa Maria João, num clássico dueto de voz e violão e em 2017 lança ‘Cancão da Impermanência’ e ‘Avenida Atlântica’ com o Quarteto Carlos Gomes.
Em 2019 faz sua primeira tour pelo Japão e grava ‘Japan Tour: Guinga + Mónica Salmaso + Teco Cardoso + Nailor Proveta’ e é em 2021 que Guinga lança o primeiro álbum só com as suas composições (letra e música), ‘Zaloio’.
É obrigatório o cumprimento das normas da DGS, em vigor, para espetáculos ao vivo.
Informações:
Tel. 214 430 799 | 214 408 582 / 24 – paulo.afonso@oeiras.pt
Para efeitos do disposto nos artigos 13.º e 14.º do Regulamento da União Europeia 2016/679, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 27 de abril de 2016, relativo à proteção das pessoas singulares no que diz respeito ao tratamento de dados pessoais e à livre circulação desses dados, conjugado com o disposto no artigo n.º 2 do artigo 79.º do Código Civil, informa-se que o presente evento decorrerá publicamente podendo ser recolhidas imagens fotográficas e de vídeo que envolvam os participantes, individualmente ou em grupo, com vista a divulgar nos canais de comunicação institucionais, redes sociais e órgãos da comunicação social, para fins informativos, bem como para eventual utilização dentro do registo dos eventos e para efeitos de arquivo.