Concluída mais uma fase de requalificação do Bairro dos Navegadores

Concluída mais uma fase de requalificação do Bairro dos Navegadores

16 ago 2017
  • obras municipais
  • Habitação
foto

A manutenção e requalificação urbana dos bairros municipais e dos seus edifícios têm sido uma prioridade assumida pelo Município, na perspetiva de que a reabilitação física dos bairros, dos seus espaços públicos e edifícios concorre de forma significativa para a melhoria e coesão social das populações, contribuindo para a diminuição e mitigação das descontinuidades urbanas, territoriais e sociais que possam existir. 

Trata-se de um trabalho proximidade que deve envolver não só a componente física mas sobretudo a sensibilização dos moradores daqueles bairros.

É precisamente neste âmbito que a Câmara Municipal tem vindo a realizar a operação de reabilitação do Bairro dos Navegadores, quer ao nível dos espaços públicos (1.ª fase já concluída, 2ª fase com início previsto para 2018), quer da reabilitação exterior dos edifícios.

Esta intervenção centra-se na componente estética, através da reparação e pintura de fachadas e alteração de coberturas dos edifícios, mas também na melhoria do conforto térmico, sobretudo no caso dos edifícios com fachadas viradas a norte.

O Município deu por concluída a empreitada de reabilitação de 19 dos 42 edifícios do bairro, sendo objetivo abranger a totalidade dos prédios. O investimento ali realizado foi, até agora, de 293 mil euros, estimando-se que possa ascender aos 400 mil euros.