Controlo da Vespa Asiática no Município de Oeiras

Controlo da Vespa Asiática no Município de Oeiras

O Município de Oeiras deu início à utilização de uma metodologia inovadora que consiste numa intervenção seletiva e localizada nos ninhos.

29 abr 2022
  • viver
  • Segurança
  • Ambiente
  • Animais
Imagem de uma vespa asiática

O Município de Oeiras, empenhado em efetuar todos os esforços para controlar o aumento exponencial da Vespa Asiática (Velutina) no Concelho, deu início à utilização de uma metodologia inovadora que consiste numa intervenção seletiva e localizada nos ninhos. Este é o único método desenvolvido para entrar no sistema alimentar da colónia, utilizando como atrativo uma feromona específica da espécie.

O Departamento do Ambiente e Qualidade de Vida do Município de Oeiras iniciou também este ano uma metodologia de prevenção no combate à Vespa Asiática que consiste na implementação de uma rede de monitorização e captura de vespas fundadoras. O procedimento é realizado através de armadilhas, de forma a impedir que aquelas que são capturadas venham a formar novas colónias durante o período de fevereiro a maio, época da formação dos novos ninhos. 

Esta ação preventiva está de acordo com as melhores práticas ambientais e minimização no impacto apícola, agrícola e ao sistema de polinização e da biodiversidade em geral. As armadilhas instaladas no Concelho são seletivas para Vespa Asiática e os respetivos atrativos especialmente desenvolvidos para o efeito. A fim de evitar a captura de espécies não alvo, a armadilha está ainda equipada com um dispositivo de limitação de tamanho na entrada, para que borboletas, besouros e outros insetos de maior porte não possam entrar, e um dispositivo de limite de tamanho à saída para impedir a vespa fundadora de sair, mas deixando espaço para que insetos mais pequenos possam sair. O controlo de número de indivíduos capturados e a reposição de atrativo é efetuada quinzenalmente.

🐝 Caso aviste um ninho comunique imediatamente às autoridades.
▪️ Proteção Civil Municipal 210 976 593 
▪️ Polícia Municipal de Oeiras 210 976 590
▪️ Linha Verde do Ambiente 800 201 205 
▪️ INEM 112 
▪️ Centro de Informação Antivenenos (CIAV) 800 250 250
ℹ️ Para mais informações sobre como distinguir as vespas e identificar um ninho de vespa asiática consulte aqui.