Controlo da Vespa Asiática no Município de Oeiras

Controlo da Vespa Asiática no Município de Oeiras

O Município de Oeiras deu início à utilização de uma metodologia inovadora que consiste numa intervenção seletiva e localizada nos ninhos.

29 abr 2022
  • viver
  • Segurança
  • Ambiente
  • Animais
Imagem de uma vespa asiática

O Município de Oeiras está empenhado em efetuar todos os esforços para controlar o aparecimento da espécie invasora, mais conhecida por Vespa Asiática (Velutina), através do controlo e destruição dos seus ninhos. Esta vespa causa impactos e efeitos negativos na biodiversidade, saúde pública e na apicultura.

Para combater esta espécie, no Município de Oeiras tem sido utilizado o método SISTRAQ: um método que consiste numa intervenção seletiva e localizada nos ninhos, uma vez que foi desenvolvido para entrar no sistema alimentar da colónia, utilizando uma feromona específica da espécie, que é injetada diretamente no ninho.  Com esta nova forma de atuação, os ninhos intervencionados passam a ser eles próprios a funcionar como armadilhas.

Durante o ano de 2022, foram inativados 87 ninhos de Vespa velutina. No decorrer deste ano até 31 de maio, já foram intervencionados 10 ninhos

🐝 Caso aviste um ninho comunique imediatamente às autoridades.
▪️ Proteção Civil Municipal 210 976 593 
▪️ Polícia Municipal de Oeiras 210 976 590
▪️ Linha Verde do Ambiente 800 201 205 
▪️ INEM 112 
▪️ Centro de Informação Antivenenos (CIAV) 800 250 250
ℹ️ Para mais informações sobre como distinguir as vespas e identificar um ninho de vespa asiática consulte aqui.