Cultura e gastronomia de Cabo Verde em Oeiras

Cultura e gastronomia de Cabo Verde em Oeiras

12 jan 2014
  • Gastronomia
  • Cultura
foto

Os bairros do Pombal e Bento de Jesus Caraça foram, no mês de janeiro, palco para a quarta edição das festividades de Santo Amaro. Com origem nas tradições e costumes da comunidade cabo-verdiana, as celebrações tiveram início com a realização de uma missa campal, seguida de procissão e de um almoço de confraternização entre a população dos dois bairros. A tarde foi dedicada a atividades culturais.

Dinamizadas pela associação de moradores Pombal XXI, com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras e da União das Freguesias de Oeiras, Paço de Arcos e Caxias, as festas de Santo Amaro constituem uma oportunidade para o convívio entre os membros da comunidade cabo-verdiana residente em Oeiras, mas também para a promoção da cultura, da gastronomia, da música e da dança de Cabo Verde. Recorde-se que Santo Amaro é o santo padroeiro do município de Tarrafal, na ilha de Santiago, evocado a 15 de janeiro.

As festividades que em Oeiras se realizam em sua honra somam-se a uma série de outros festejos religiosos que há muito perduram no seio da comunidade cabo-verdiana residente no concelho, anteriores mesmo ao processo de realojamento.

São disso exemplo as festas de Santa Catarina, na Portela de Carnaxide (anteriormente celebrada no bairro do Alto de Santa Catarina) e a festa em honra da Nossa Senhora da Paz, em Talaíde, Porto Salvo, (anteriormente celebrada no bairro da Pedreira dos Húngaros). No concelho de Oeiras celebra-se ainda a festa em honra da Sagrada Família, no bairro de Laveiras, em Caxias.