Desingosta. Pelos jovens, pela comunidade

Desingosta. Pelos jovens, pela comunidade

15 set 2014
  • obras municipais
  • Apoio Social
  • Habitação
  • Juventude
foto

Durante os meses de setembro, outubro e novembro a Câmara Municipal de Oeiras, através do Departamento de Habitação e Reabilitação Urbana, realizou um conjunto de obras nos espaços cedidos à Associação Moinho em Movimento no Bairro Municipal Moinho das Rolas, em Porto Salvo.

Criada por jovens residentes no bairro, a Associação Moinho em Movimento desenvolveu, no primeiro semestre de 2014, um projeto para o seu bairro, onde residem cerca de 175 famílias em arrendamento.Batizado de Desingosta – termo crioulo que significa ‘fazer algo útil’ – o projeto pretende capacitar crianças e jovens, diminuir os elevados níveis de desocupação naquelas faixas etárias, aumentar laços de amizade e entreajuda no bairro, para além de promover o intercâmbio e a tolerância entre pessoas de realidades assimétricas e doutros locais. O Desingosta foi desenvolvido no âmbito da Academia Ubuntu, um projeto do Instituto Padre António Vieira que intervém na defesa e promoção da dignidade humana e que cedeu algumas lojas existentes no bairro, propriedade da empresa Teixeira Duarte e que careciam de obras de acabamento e infraestruturaspara serem utilizadas. Estavam planeados, para aqueles espaços, a sede da Associação Moinho em Movimento, o Espaço Incubadora, o Espaço Cultural e a Sala de Estudos.

Se é certo que a Associação contava com o apoio de empresas privadas locais na doação de materiais e equipamento, a verdade é que não dispunha nem de meios técnicos nem conhecimentos para avançar com as obras, razão pela qual solicitaram a colaboração da autarquia. Nesse sentido, durante os meses de setembro, outubro e primeira quinzena de novembro, o Departamento de Habitação e Reabilitação Urbana realizou, através da Divisão de Promoção e Reabilitação Habitacional, um conjunto de obras com o objetivo de dotar os espaços das condições básicas de utilização. A intervenção verificou-se a vários níveis, em termos de construção, tendo sido realizados trabalhos de aplicação de pavimentos, reparação de serralharias, pinturas, adaptação da ventilação natural, conceção de instalações de segurança contra riscos de incêndio, instalações elétricas e telecomunicações. Em paralelo, a SIC Esperança dinamizou ali, em meados do mês de novembro, a ação anual de voluntariado dos colaboradores do grupo Impresa, que incluiu acabamentos e a decoração dos espaços e contou com a participação de jovens da comunidade e amigos da associação. Para apoiar o projeto, McDonalds, Sanofi, IMS Health e Biotecnol – a maioria parceiras do programa municipal Oeiras Solidária – promoveram, no passado dia 1 de dezembro, um almoço solidário no qual foram angariados mais de 700 euros. Salientar ainda a oferta de mobiliário de escritório pela BMW e a disponibilidade de outras empresas que já sinalizaram apoios ao funcionamento do espaço. Concluídas as obras, a Associação Moinho em Movimento pode dar início ao projeto Desingosta prevendo-se, para breve, a adaptação de um dos espaços cedidos para a construção de uma cozinha convívio e uma horta pedagógica de apoio a este novo espaço.