Oeiras promove debate sobre a Violência Contra a Pessoa Idosa

Oeiras promove debate sobre a 'Violência Contra a Pessoa Idosa'

Paralelamente, e de forma a destacar esta data, o edifício dos Paços do Concelho será iluminado com a cor roxa, símbolo da preocupação com esta temática.

13 jun 2022
  • viver
  • Apoio Social
  • União de Freguesia Algés, Linda-a-velha e Cruz Quebrada-Dafundo
Laço roxo num fundo branco e roxo alusico à temática da violêcia contra a pessoa idosa

Na próxima quarta-feira, dia 15 de junho, celebra-se o Dia da Consciencialização da Violência Contra a Pessoa Idosa. 

Neste âmbito, será promovida uma reflexão/debate aberto ao público, com a intervenção de diversos especialistas e que contará ainda com a participação da Vereadora Teresa Bacelar, da Coesão Social. A iniciativa realiza-se no Palácio dos Aciprestes, em Linda-a-Velha, a partir das 10h, sendo necessária inscrição prévia através do e-mail: dcs@oeiras.pt.

Paralelamente, e de forma a destacar esta data, o edifício dos Paços do Concelho será iluminado com a cor roxa, símbolo da preocupação com esta temática. Parar os abusos verbais, emocionais, financeiros e corporais, e promover a integração e o bem-estar da pessoa idosa são os desafios lançados pela celebração desta data a que se associa o Município de Oeiras.

Refira-se que esta celebração foi instituída em 2006 pelas Nações Unidas e pela Rede Internacional para a Prevenção do Abuso à Pessoa Idosa com o objetivo de fomentar a reflexão sobre uma questão social sensível considerando, não só as consequências para a vítima, rede de apoio e sociedade, como as evidências da crescente incidência do fenómeno caraterizando-o como um relevante problema de saúde pública e social. 

Com efeito, numa sociedade cada vez mais envelhecida, as pessoas idosas são, muitas vezes, esquecidas e sujeitas a maus-tratos físicos e psicológicos, quer pelas suas famílias, quer pelos serviços de acolhimento ou pela sociedade em geral. 

Todos os anos registam-se vários casos de abuso contra as pessoas idosas e muitos mais acontecem em silêncio, sem conhecimento público. 

Esta é uma matéria que faz conscientemente parte da agenda dos agentes sociais, sobretudo do Município, enquanto principal motor de implementação de uma política pública local onde os direitos são transversais a todas as idades. 

Junte-se a nós!
Faça a sua inscrição e venha assistir ao debate.