Município celebrou Dia da criança com atividades de Ciência e Tecnologia

Município celebrou Dia da criança com atividades de Ciência e Tecnologia

No âmbito da celebração do Dia da Criança, o Município de Oeiras realizou um conjunto de atividades, enquadradas na estratégia dedicada à Ciência e Tecnologia do Município. As escolas foram convidadas a participar num festival, dedicado ao espaço e à exploração espacial.

08 jun 2021
  • viver
  • Educação
  • Crianças
crianças a brincar

No âmbito da celebração do Dia da Criança, o Município de Oeiras realizou um conjunto de atividades, enquadradas na estratégia dedicada à Ciência e Tecnologia do Município.
As escolas foram convidadas a participar num festival, dedicado ao espaço e à exploração espacial.

O “Em Órbita”  - Dia da Criança 2021 é uma oferta do Município de Oeiras para celebrar este dia.
A iniciativa teve um caráter presencial e online: 

1.    Programa presencial  (dia 1 de Junho)

Experiências espaciais –  Pré escolar e 1º Ciclo
Os alunos do jardim de infância e 1º ciclo da Escola Básica Amélia Vieira Luis, participaram numa oficina sobre os vários mistérios do universo. Por exemplo, o que é a gravidade, como sobem os foguetões ou de que é feito um cometa e, no final, construíram um foguetão de papel.

Torneio de Lego Education – 2º Ciclo
Em parceria com a Lego Education, quinze turmas do 5º e 6º ano da Escola EB2.3 Noronha Feio, participaram numa competição de construção de Legos.
Numa primeira fase, cada turma construiu uma estação espacial, passando à segunda fase três turmas, que tiveram que recriar o solo de Marte. 
Um júri composto por docentes e elementos do Município de Oeiras, elegeu o projeto mais original. Os alunos do 5ºA venceram o concurso e todos receberam como prémio  caixas de Lego Star Wars.

Cápsula do Tempo – 2º, 3º ciclo e Secundário
A Escola Secundária Aquilino Ribeiro recebeu uma estrutura móvel com um “museu do futuro”, uma “cápsula do tempo” que permitiu aos alunos perceber de que forma é que, no futuro, se construirá um museu. A ciência, a exploração espacial, as alterações climáticas e as relações humanas vão delinear esta “nova” realidade?
 

2.    Programa online  - Foi criado um site com atividades ligadas ao espaço e  à ciência: 

diadacriancaoeirasvalley.pt

O site está disponível para os docentes explorarem com os seus alunos, em sala de aula, mas também para os pais e filhos, explorarem em suas casas. As propostas que lá poderão encontrar são várias e incluem, por exemplo:

  • Uma conversa com  uma astronauta portuguesa; 
  • Um concerto de waterphone, um instrumento muito especial, cujo seu som incomum é usado na construção das bandas sonoras de muitos filmes de ficção científica;
  • Um workshop sobre como se usa um telescópio, para onde o devemos apontar e em que condições;
  • Um filme com animações sobre buracos negros; 
  • Um filme que fala sobre os cometas e como se pode fazer um gelado, como se fosse um cometa;
  • Um  Virtual Booth - Cabine fotográfica virtual onde as crianças poderão fazer fotografias, GIFS e Boomerangs personalizados com a imagem e música alusivas ao evento.