Dia da Mulher

Oeiras

08/03/2021 a 08/03/2021

08 de Março de 2021
photo

 

Em 1977, as Nações Unidas proclamaram o dia 8 de março como o Dia Internacional da Mulher, com o objetivo de lembrar as conquistas sociais, políticas e económicas das mulheres, independentemente de divisões nacionais, étnicas, linguísticas, culturais, económicas ou políticas.

 

Em Portugal, as mulheres constituem cerca de 53 % do total da população, ou seja, mais de metade.

Portugal ocupava, no Índice da Igualdade de Género de 2020 do EIGE (Instituto Europeu para a Igualdade de Género), o 16º lugar no ranking, destacando-se o aumento:

  • Do nível de escolaridade superior tanto entre mulheres como entre homens, mas a um ritmo acelerado para as primeiras;
  • Da representação feminina em cargos de administração nas grandes empresas;
  • Da proporção de mulheres entre ministros e membros do parlamento.

 

Todavia, continua a verificar-se uma sobre representação das mulheres em atividades mais ligadas ao cuidar e às humanidades, mais mal remuneradas que as atividades onde os homens estão mais presentes, melhor remuneradas, como as engenharias. As mulheres continuam a ganhar penos que os homens: entre as pessoas com escolaridade baixa, média e alta, as mulheres ganham 28 %, 30 % e 25 % menos que os homens, respetivamente.

 

Também a Organização Internacional do Trabalho aponta a desigualdade salarial entre géneros em Portugal como muito relevante, com os homens a ganhar mais 22,1 % do que as mulheres, um resultado só ultrapassado pelo Chile e Estónia, que apresentam piores indicadores.

 

 

Neste dia faz sentido apresentar alguns dados sobre as mulheres em Oeiras:

  • Em 2019, residiam em Oeiras 176,813 pessoas, cerca de 54% das quais mulheres;
  • Ao nível do Executivo Municipal, Oeiras integra, entre os 10 vereadores, 4 mulheres, ou seja, 40%.