Oeiras celebra Dia Internacional da Cidade Educadora

Oeiras celebra Dia Internacional da Cidade Educadora

Em 2021, o lema é 'A cidade não deixa ninguém para trás', e é seguindo este mote que Oeiras dá a conhecer as múltiplas respostas que o município assume e/ou apoia junto da população de Oeiras.

30 nov 2021
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Celebra-se a 30 de novembro o Dia Internacional da Cidade Educadora, que tem como principal propósito criar consciência, à escala mundial, sobre a importância da Educação como motor de mudança e juntar novos aliados a favor deste modelo de cidade.

Em 2021, o lema é 'A cidade não deixa ninguém para trás', e é seguindo este mote que Oeiras dá a conhecer as múltiplas respostas que o município assume e/ou apoia junto da população de Oeiras.
 

Oeiras adotou a Carta das Cidades Educadoras e é membro da Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE), desde novembro de 2018. A admissão de Oeiras foi ratificada pela Assembleia Geral realizada em Rennes, a 21 de março de 2019.

Integrada na AICE, encontra-se a Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras (RTPCE). Criada em 2005, a RTPCE materializa um conjunto de relações e troca de experiências entre os municípios membros da AICE. Iniciada com 17 membros, a Rede conta atualmente com 84 municípios, constituindo uma estrutura fundamental na dinamização da construção de cidades mais educadoras para um mundo melhor.

A Carta das Cidades Educadoras é um elemento unificador na definição das políticas dos municípios membros, sendo que as cidades educadoras trabalham para que a Educação seja o eixo transversal de todas as políticas locais. Baseia-se na Declaração Universal dos Direitos do Homem (1948), no Pacto Internacional dos Direitos Económicos, Sociais e Culturais (1966), na Declaração Mundial da Educação para Todos (1990), na Convenção nascida da Cimeira Mundial para a Infância (1990) e na Declaração Universal sobre Diversidade Cultural (2001). Esta acentua a responsabilidade dos governos locais no sentido do desenvolvimento de todas as potencialidades educativas que a cidade contém, incorporando no seu projeto político os 20 princípios da cidade educadora.

Os governos locais, que assumem este compromisso, situam a Educação como eixo central do seu projeto político. Isso implica a tomada de consciência de que as diferentes políticas e atuações que se propõem desenvolver, no âmbito das suas diferentes áreas e serviços municipais (como urbanismo, meio ambiente, mobilidade, cultura, desporto, saúde, etc.) transmitem e educam para determinados valores.

A este aspeto junta-se o compromisso ativo de trabalhar para combater os fenómenos e fatores deseducadores que ainda persistem nas cidades (como por exemplo a violência, o racismo, a desigualdade, a segregação de bairros, o predomínio do automóvel sobre o peão, a deterioração de espaços públicos, etc.). Fazer frente a estes importantes desafios obriga, necessariamente, à coordenação entre Unidades Orgânicas e à aposta num trabalho transversal. Implica, também, atuar somando sinergias com a sociedade civil.

Os governos locais assumem assim, em primeira instância, o compromisso com este modelo de cidade, articulando uma grande rede local de atores educativos – públicos e privados - em redor do projeto comum de converter o espaço urbano num espaço educador, onde, para além de facilitar o acesso a conhecimentos e saberes, se transmitem valores e atitudes para que as pessoas possam desenvolver as suas capacidades, viver e trabalhar com dignidade e contribuir para o desenvolvimento da sua cidade.

Para cada edição tem sido proposto um lema como fio condutor da Celebração. Na edição de 2020, o lema foi “30 anos a transformar cidades e pessoas, para um mundo melhor” e em 2021 o lema é “A cidade não deixa ninguém para trás”.