
Neste dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a Câmara Municipal de Oeiras assinala a data com a divulgação dos dados ‘Mulheres em Foco’: uma folha de dados onde o foco são as mulheres, em Oeiras, na multiplicidade de papeis que assumem ao longo da sua vida.
As Nações Unidas, no âmbito da Década das Mulheres (1970), designaram o ano de 1975 como o Ano Internacional da Mulher e o dia 8 de março como o Dia Internacional das Mulheres.
A adoção deste dia teve como objetivo lembrar as conquistas sociais, políticas e económicas das mulheres, independentemente da nacionalidade, pertença étnica, convicções políticas e religiosas, situação económica, entre outras especificidades.
A criação e implementação de políticas públicas na área dos direitos das mulheres, ancorada em instrumentos jurídicos internacionais regionais e nacionais, tem a sua tradução ao nível do território, nomeadamente através das autarquias locais.
Neste dia 8 de março de 2023, o Município de Oeiras assinala a data com a divulgação da Folha de Dados – Mulheres em Foco, uma folha informativa onde o foco são as mulheres, na multiplicidade de papeis que assumem ao longo da sua vida. Não se faz aqui, de forma propositada, uma comparação dos dados relativos a homens e amulheres, que completariam, naturalmente, esta análise.
Com base nos dados definitivos dos Censos 2021 (INE) e no Destaque Estatístico n.º 92 produzido pelo Gabinete de Inteligência Territorial do Município de Oeiras, respondem-se, assim, às seguintes questões:
- Quantas são as mulheres que residem no concelho?
- Quais os níveis de escolaridade?
- Quantas são e onde residem as mulheres migrantes?
- Como é a sua situação face ao emprego?
Pretende-se que esta Folha de Dados contribua para um maior conhecimento sobre as mulheres residentes no concelho de Oeiras (à data do momento censitário, 19 de abril de 2021), dando-lhes mais visibilidade e colocando-as em foco em termos da agenda pública.
▶️ 1. Quantas são e onde residem as mulheres no concelho de Oeiras


▪️ N.º de mulheres residentes, por Freguesia/União de Freguesias

As mulheres representam 53,6% do total da população residente, maioritariamente em idade ativa. A maior predominância de mulheres com 65 ou mais anos de idade relativamente às com idade até aos 14 anos, reflete a tendência generalizada do envelhecimento da população.
▪️ N.º de mulheres residentes, por Freguesia/União de Freguesias, por intervalo de idades



É na União das freguesias de Oeiras e São Julião da Barra Paço de Arcos e Caxias que reside o maior número de mulheres, enquanto a Junta de Freguesia de Barcarena apresenta o menor número de mulheres residentes.
Verifica-se nas Juntas de Freguesia de Porto Salvo e de Barcarena, bem como na União das freguesias de Carnaxide e Queijas um número superior de pessoas do sexo feminino entre os 0 aos 14 anos do que entre as pessoas com 65 e mais anos.
▶️ 2. Que níveis de escolaridade apresentam?
Em Oeiras, 40,76% de residentes com mais de 21 anos tem o ensino superior completo, sendo que as mulheres ultrapassam os homens com estudos superiores.

As áreas de estudo escolhidas pelas mulheres no ensino superior apresentam um viés de género, uma vez que, como a evidência e os estudos científicos mostram, há uma maior preponderância na escolha de áreas como a saúde a e a proteção social, as ciências sociais, administração, arte e humanidades, áreas essas onde os homens estarão sub-representados.
Por seu lado, a áreas das TIC são maioritariamente escolhidas por homens, estando as mulheres claramente sub-representadas.
Mas, apesar de Oeiras ser o Município da Área Metropolitana de Lisboa com a proporção mais elevada de população residente com pelo menos e ensino secundário completo, há uma pequena franja da população sem escolaridade/analfabeta (2,21%), sendo a percentagem superior entre as mulheres (2,99% contra 1.29% entre os homens).
▶️ 3. Quantas são e onde residem as mulheres migrantes?
Oeiras é um concelho multicultural, onde residem pessoas de cerca de 118 nacionalidades.
As mulheres de nacionalidade estrangeira representam 6,16% da população residente, com a seguinte distribuição pelo concelho.

▶️ 4. Como é a sua situação face ao emprego?
A taxa de emprego da população com 15 ou mais anos de idade, em Oeiras, era de 51,08%, sendo que as mulheres apresentam taxas de emprego mais baixas do que os homens (49,12% contra 53,43%).
As questões colocadas nesta folha de dados são apenas uma pequena parte da informação desagregada por sexo que consta dos resultados dos Censos 2021, no reconhecimento do lugar que as mulheres ocupam na sociedade, na força produtiva, no desenvolvimento sustentável, na inovação, ou seja, em todas as esferas da vida publica e privada.
Os direitos das mulheres são direitos humanos. Este é um princípio estruturante do Município de Oeiras que neste dia homenageia todas as mulheres que vivem, trabalham, estudam ou simplesmente, visitam Oeiras.
☑️ - INE - Indicadores - CENSOS 2021