Dia Mundial da Atividade Física 2025
Poderá participar em aulas de grupo, rastreios de saúde, modalidades desportivas, jogos tradicionais, insufláveis e atividades ao ar livre.
06/04/2025 a 06/04/2025
Avenida Marginal
Gratuito

O Dia Mundial da Atividade Física volta a reunir Oeiras, Cascais e Lisboa num grande evento, a realizar-se no dia 6 de abril, entre as 10h e as 13h. Pelo segundo ano consecutivo vamos celebrar a prática de exercício físico e alertar para a importância de hábitos de vida mais saudáveis tendo como palco uma das estradas mais belas da Europa: a Avenida Marginal.
Ao longo de mais de 15 km, desde a Parede (Cascais) a Alcântara (Lisboa), atravessando toda a frente marítima do concelho de Oeiras, vão decorrer inúmeras atividades desportivas para todas as idades, com participação livre e gratuita. Durante o evento, o trânsito automóvel será cortado, permitindo que peões, ciclistas e utilizadores de trotinete, patins e skate possam aproveitar e celebrar esta data com saúde e movimento.
Nessa manhã, poderá participar nas aulas de grupo, realizar rastreios de saúde, experimentar modalidades desportivas, aventurar-se nos jogos tradicionais, divertir-se nos insufláveis e manter-se ativo nos jardins e espaços adjacentes à Av. Marginal.
Aceite o convite e junte-se a nós.
O desporto faz parte da nossa cultura.
🟢 O palco do evento começa junto aos semáforos da Parede (Cascais) e termina em Alcântara (Lisboa). No concelho de Oeiras, a totalidade da Avenida da Marginal está reservada para celebrar o Dia Mundial da Atividade Física 2025.
Jardim de Algés
- Bodyattack (Clube Carnaxide Cultura e Desporto)
- Demonstração de Shorinji Kempo e Hip-Hop (SERUL)
- Parede de Escalada Insuflável
- Pilates (Sport Algés e Dafundo)
- Taekwondo (Sport Algés e Dafundo)
- Boxe (AnRam Boxing Spirit)
Quinta do Cedro
- Biodanza e Kickboxing/Muay Thai (Academia Recreativa de Linda-a-Velha)
- Aula de Yoga e Pilates (Academia Recreativa de Linda-a-Velha)
Curva dos Pinheiros
- Jogos Tradicionais (JOTRA)
- Circuito de Tricicleta e Slalom (APCL)
- Bibliomóvel (Divisão de Bibliotecas e Promoção da Leitura)
- Trampolins
Caxias
- Aulas de Palco (Oeiras Viva)
- Caminhada (Oeiras Viva)
- Clube da Água (SIMAS)
- Cone de Escalada
- Circuito de Ciclismo (Sport Ponto Come)
Chafariz
- Aulas de Yoga, Chi Kung e Body Balance (Equilibra-te)
Jardim Municipal
- Bodycombat, Bodyattack e Bodybalance (Solinca Lagoas e Solinca Sassoeiros)
- Laser Run (Experimenta Jogos de Oeiras)
- Mini-ténis (Clube de Campo Quinta da Moura)
- Massagens de Relaxamento (Estética Solidária)
- Insuflável, Bubble Battle, Arco e Flecha e Jogos Tradicionais (MeIn Skills)
- Divulgação das Políticas de Bem Estar Animal (UBEAFS)
- Projeto de Recolha Seletiva de Biorresíduos (DGA)
- Judo e Tiro com Arco (Decathlon)
Centro Náutico - Espaço de Saúde e Bem-estar
- Caminhada pelo Rim (ULSLO)
- Avaliação de Stress e Qualidade do Sono, Saúde do Rim e Coração (ULSLO)
- Sensibilização sobre a inclusão social e Pinturas faciais (ULSLO)
- Demonstrações de Suporte Básico de Vida e 1ºs Socorros a crianças (ULSLO)
- Aula de ginástica, Salsation e Relaxamento Guiado – Exercícios Respiratórios (ULSLO)
- Rastreios de Glicémia e Pressão Arterial e Campanha de Proteção Solar (Farmácia Holon Oeiras)
- Rastreios Diabetes Mellitus 1. Jovens 3-17 anos (APDP)
- Quiz Interativo sobre Dieta Mediterrânica (CEIDSS)
- Avaliação de Podologia (Doutorpé)
- Sensibilização para a Insuficiência Cardíaca e Aula de Ginástica para ‘Young Olders’ 65 + (AADIC)
- Rastreios VIH, VHB, VHC e Sífilis (SER+)
- Sensibilização Cancros Ginecológicos, Prevenção do HPV e Aula de Chi King (MOG)
- Rastreio - Quociente do Riso e Yoga do Riso (Clube do Riso Oeiras)
- Rastreio de diabetes e avaliação IMC (SPLS)
- Quiz DST’s e Distribuição de contracetivos (F.P. A Comunidade Contra a Sida)
- Estimulação cognitiva para prevenção da demência (Alzheimer Portugal)
Saisa
- Rastreios & Aconselhamento na Saúde (Farmácia Sacoor)
Santo Amaro de Oeiras
- Aulas de Yoga (Centro de Yoga de Oeiras)
- Taekwondo (Academia Taedo)
- Jogos Tradicionais (JOTRA)
- Trampolins
- Insuflável
- Basebol e Softbol (Capitals Basebol Clube)
Torre e Marina de Oeiras
- Bodyattack, Lesmills Dance e Bodybalance (Solinca Oeiras)
- Karaté (CEFIDEC)
- Ténis de Mesa
- Kayak e Stand Up Paddle (Bork You) *1
*1 – Inscrição no dia na loja Bork You na Marina de Oeiras. Inscrição por ordem de chegada e participação limitada a 16 e 12 participantes/turno no Kayak e SUP. Kayak às 9h30 e 10h30. SUP às 11h30.
Encerramento da estrada ao trânsito automóvel entre a Parede (semáforos) e Alcântara, entre as 08h30 e as 13h00.
🚫 Interdição de locais de Estacionamento
▫ Condicionamento de lugares a partir das 17h de dia 3 de abril nos parques de estacionamento da SHELL (Algés), junto ao jardim de Paço de Arcos e da Carruagem (Oeiras).
▫ Condicionamento de lugares a partir de dia 5 de abril às 18h e interdição de estacionamento entre as 7h e as 14h no dia 6 de abril, nos locais:
- Parques de estacionamento junto à Praia de Caxias;
- Curva dos Pinheiros;
- Parque junto ao Centro Náutico de Paço de Arcos;
- Parque junto ao Restaurante SAÍSA;
- Parque da Nave Visionista.
Para efeitos do disposto nos artigos 13.º e 14.º do Regulamento da União Europeia 2016/679, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 27 de abril de 2016, relativo à proteção das pessoas singulares no que diz respeito ao tratamento de dados pessoais e à livre circulação desses dados, conjugado com o disposto no artigo n.º 2 do artigo 79.º do Código Civil, informa-se que o presente evento decorrerá publicamente podendo ser recolhidas imagens fotográficas e de vídeo que envolvam os participantes, individualmente ou em grupo, com vista a divulgar nos canais de comunicação institucionais, redes sociais e órgãos da comunicação social, para fins informativos, bem como para eventual utilização dentro do registo dos eventos e para efeitos de arquivo.