
No passado dia 29 de abril, o Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, deu o ponto de partida oficial desta prova que marca o arranque do Campeonato de Portugal de Novas Energias. Depois do sucesso das últimas cinco edições, a Federação Internacional do Automóvel (FIA) confiou mais uma vez ao concelho de Oeiras a realização desta competição.
O Lagoas Park serviu de base para a prova, sendo o ponto de partida e chegada dos concorrentes, e servindo também como posto de carregamento e parque fechado para as viaturas.
O grande encerramento teve lugar na manhã de segunda-feira, dia 1 de maio, no power stage, na Avenida Marginal – praia de Santo Amaro de Oeiras. A prova foi acompanhada pelo Vice-Presidente do Município de Oeiras, Francisco Gonçalves, que participou na volta de abertura ao volante de um dos carros elétricos da frota da Câmara Municipal.
“Oeiras é líder nacional no número de postos de carregamento para veículos elétricos e quinto a nível internacional”, sublinhou Francisco Rocha Gonçalves. “E pretendemos aumentar esta capacidade para permitir aos nossos munícipes e a quem nos visita fazer parte dessa transição energética e contribuir para a sustentabilidade do planeta”, completou.
“Oeiras foi precursor destas provas, tendo dado o seu apoio desde o primeiro momento”, observou o Vice-Presidente da CMO, referindo ainda a intenção de continuar a apoiar a iniciativa nas suas próximas edições.
A equipa Michal Žďárský/Jakub Nabelek, em Hyundai, venceu a edição 2023 do ‘Oeiras EcoRally – Portugal’. Os portugueses Pedro Morais/Sílvia Coutinho, em Hyundai, conquistaram o segundo lugar. A terceira posição coube a outra equipa portuguesa, a dupla Nuno Serrano/Alexandre Berardo, em Kia.
O ‘Oeiras EcoRally – Portugal’ é a prova portuguesa do Campeonato FIA de Novas Energias – “Bridgestone FIA ecoRally Cup” – e primeira etapa do “Campeonato de Portugal de Novas Energias – Prio”. A prova é organizada pelo Classic Clube de Portugal em parceria com a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) e com o apoio do Município de Oeiras.