Programa Habitação Jovem nos Centros Históricos de Oeiras

Programa Habitação Jovem nos Centros Históricos de Oeiras

Jovens de Oeiras receberam chaves das novas casas.

29 jun 2022
  • viver
  • Habitação
  • Apoio Social

O Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, entregou na passada quinta-feira, dia 30 de junho, as chave de sete novas casas no âmbito do programa Habitação Jovem.

Quatro fogos pertencem ao prédio da Travessa Villalonga (Paço de Arcos), outros dois ao edifício do Quarteirão do Largo da Boavista (Oeiras) e um fogo localiza-se no Largo da Pátria Nova (Carnaxide), com tipologias T1 e T0.

A Câmara Municipal de Oeiras assumiu como ação fundamental da sua política de habitação a recuperação dos Centros Históricos do concelho.
 
Neste âmbito, foi criado o programa 'Habitação Jovem nos Centros Históricos', com o objetivo de promover a revitalização destas áreas urbanas, a reabilitação do seu património arquitetónico e o rejuvenescimento da sua população.

Este programa é totalmente financiado pelo Município de Oeiras, prevendo a inclusão no mercado de arrendamento de cerca de 300 fogos. 

O programa é acessível a todos os jovens residentes ou trabalhadores no concelho, há pelo menos 3 anos, com idades compreendidas entre os 18 e os 35 anos. 

Estima-se que o investimento ascenda aos de 32 milhões de euros, entre a aquisição e reabilitação dos edifícios.

Atualmente, o programa contempla 110 fogos recuperados e em condições de utilização, estando em fase de projeto/aquisição mais 86 fogos. 

Em 2021, foram concluídos mais dois projetos de reabilitação, em Oeiras e Paço de Arcos, que abriram portas a 42 novos agregados familiares, permitindo a estes jovens o início de um novo ciclo nas suas vidas.

▶️ Assista à cerimónia transmitida em direto da página de Facebook do Município de Oeiras: