Oeiras vai ter equipas de intervenção permanente nas Associações de Bombeiros

Oeiras vai ter equipas de intervenção permanente nas Associações de Bombeiros

A assinatura do protocolo terá lugar às 14H30, no quartel da Associação Humanitária dos Bombeiros de Carnaxide. O Ministro da Administração Interna e a Secretária de Estado da Proteção Civil marcam presença na cerimónia protocolar

07 out 2022
  • Segurança
Bombeiros em simuladro

O protocolo de contratação e funcionamento das Equipas de Intervenção Permanente (EIP) de Oeiras será assinado no dia 11 de outubro, pelo Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, o Presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, José Manuel Duarte da Costa e os Presidentes das Associações Humanitárias de Bombeiros do Concelho de Oeiras. A cerimónia terá lugar às 14H30, no quartel da Associação Humanitária dos Bombeiros de Carnaxide. 

O Ministério da Administração Interna (MAI) estará representado nesta cerimónia pelo Ministro José Luis Carneiro e pela Secretária de Estado da Proteção Civil, Patrícia Gaspar.

Este protocolo visa melhorar a eficiência da Proteção Civil e as condições de prevenção e socorro face a acidentes e catástrofes, pelo que significa uma valorização das associações e dos corpos de bombeiros voluntários, enquanto pilares do sistema de proteção e socorro, através do reforço dos incentivos ao voluntariado, do apoio ao funcionamento e ao equipamento e do pleno aproveitamento das capacidades operacionais e de comando. 

Neste sentido, é valorizada e reforçada a profissionalização dos operacionais, promovendo o desenvolvimento gradual, entre outras, das EIP em parceria com os municípios e associações humanitárias de bombeiros, de forma a garantir prontidão na resposta às ocorrências que impliquem intervenções de socorro às populações e também de defesa dos seus bens. 

As EIP são equipas formadas por cinco bombeiros profissionais que se destinam ao cumprimento de missões no âmbito da proteção civil. Os bombeiros que integram estas equipas são caraterizados pela elevada especialização, com competências em valências diferenciadas para atuarem em diferentes cenários.