Esclarecimento do Presidente do Município de Oeiras

18 ago 2023

No seguimento da reportagem publicada ontem, dia 17 de agosto de 2023, pela revista Sábado, e dado que foram omitidas informações, o Município de Oeiras esclarece que:

1. Não existe qualquer duplicação de faturas. Durante a pandemia, os almoços de trabalho nas instalações da Câmara foram a solução encontrada para permitir uma dinâmica ágil e segura de trabalho. A maioria das refeições foram encomendadas em regime de take away à restauração local, sendo que os pratos, por vezes, eram provenientes de mais do que um restaurante. Tal justifica a existência de faturas de locais diferentes referentes ao mesmo almoço.

2. A média de refeições, desde o final de 2017 até ao final de junho de 2023, é de uma refeição por semana (a cada cinco ou oito dias). A média de pessoas por refeição é de quatro pessoas e o montante médio de cada refeição por pessoa ronda os 24 euros.

3. Em vez de comparar o Município de Oeiras com outros Municípios, o jornalista da revista Sábado optou por comparar o número de refeições deste Executivo com o do Executivo anterior. Porém, o número de refeições do anterior Executivo refere-se a quatro anos de governação (2013-2017), sendo que no caso do atual Executivo o período em análise é de quase seis anos (final de 2017 a final de junho de 2023), com a particularidade de, durante este período, ter ocorrido uma pandemia que determinou largos períodos de confinamento, durante os quais tanto o Executivo, quanto os dirigentes e outros funcionários do Município continuaram a trabalhar em prol do concelho. 

4. Por fim, importa referir que, em mais de 40 anos de serviço, os resultados do Município de Oeiras são incompatíveis com uma gestão irresponsável.
Este padrão de respeito pela coisa pública deverá ter correspondência em todos quantos trabalhem comigo.

Isaltino Morais,
Presidente da Câmara Municipal de Oeiras