Estudantes de Oeiras participam na COP Oeiras Valley
Mais de uma centena de estudantes do ensino secundário de Oeiras participaram nesta simulação de uma Assembleia Geral (AG) da ONU, em que esteve em debate o papel dos oceanos no clima.

O desafio foi lançado: recriar uma Conferência das Partes da Convenção-Quadro (COP) das Nações Unidas através da representação de vários cargos que a constituem, nomeadamente as delegações de países. Mais de 120 estudantes do ensino secundário de Oeiras aceitaram o repto e, nesta quinta-feira, dia 17 de outubro, concretizaram a proposta, realizando a COP Oeiras Valley no Auditório da Direção-Geral dos Recursos Naturais (DGRN), situado em Paço de Arcos, no Campus da Escola Náutica Infante D. Henriques.
A sessão desenvolveu-se ao longo de todo o dia e contou com a presença Vice-Presidente da Câmara Municipal e Oeiras, Francisco Rocha Gonçalves, da Vereadora Filipa Laborinho, do representante da United Nations Association Portugal, Mário Parra da Silva, e de representantes diplomáticos de alguns dos países representados pelos jovens. O Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, encerrou os trabalhos com uma nota positiva, sublinhando o sucesso do projeto e a saudar o interesse e o envolvimento dos jovens.
Nesta simulação, os jovens estiveram divididos em duplas, sendo que cada dupla representava um país. Depois de várias sessões de apresentação do projeto e de um workshop realizado no passado no dia 4 de outubro com o objetivo de esclarecer dúvidas e ajudar nos preparativos para a próxima etapa, a simulação da COP realizou-se sob o tema 'O Papel dos Oceanos no Clima'.
A COP Oeiras Valley teve como objetivo aproximar os jovens das Nações Unidas e do universo diplomático, mas também desenvolver capacidades de oratória, negociação liderança, entre outras.
Neste projeto foram atribuídos vários prémios aos participantes, incluindo uma viagem à COP que se realiza em Novembro, no Azerbaijão.







