Exposição 'Fortificações de Oeiras - Património do Tejo e do Mundo'

Exposição 'Fortificações de Oeiras - Património do Tejo e do Mundo'

Uma iniciativa da Câmara Municipal de Oeiras, realizada em parceria com a Associação Cultural de Oeiras Espaço e Memória.

11/05/2021 a 21/08/2021

Centro Cultural Palácio do Egipto

Gratuito | terça a sábado das 11h00 - 17h00

11 de Maio de 2021
  • Lazer
  • Exposições
Fortificação Marítima de Oeiras

Município de Oeiras apresenta o Museu do Tejo.


Inserido na candidatura a Capital Europeia da Cultura – Oeiras27, o Município de Oeiras apresenta o projeto de Museu do Tejo. O projeto constitui-se como um dos pilares do eixo estratégico Oeiras Capital do Património Marítimo.


A orla ribeirinha de Oeiras estende-se debruçada sobre a foz do majestoso Tejo e os canais de navegação que conduzem a Lisboa e abre-se amplamente ao Atlântico, num convite ao acto de navegar. Este cenário natural foi o esteio da condição que exibiu de escudo marítimo da capital entre meados do século XVI e o século XX, traduzida num conjunto monumental de fortificações que testemunham a evolução da arte de fortificar, entre o Renascimento e a II Guerra Mundial. Neste admirável museu vivo, projectado por uma plêiade notável de arquitectos e engenheiros nacionais e estrangeiros, destaca-se a fortaleza de S. Julião da Barra, a maior fortificação marítima portuguesa, o forte do Bugio, ícone do Tejo e obra singular da engenharia militar, os pequenos fortes seiscentistas e setecentistas que pontuam a linha de costa e a cintura fortificada de baterias que nos séculos XIX e XX actualizaram os discursos arquitectónico, estratégico e artilheiro.


É neste universo histórico e cultural que incide a proposta expositiva FORTIFICAÇÕES DE OEIRAS, PATRIMÓNIO DO TEJO E DO MUNDO, que estará patente ao público no Centro Cultural Palácio do Egipto, a partir de 11 de maio de 2021, iniciativa que se encontra associada à apresentação das linhas de força do projecto de criação do MUSEU DO TEJO, cujo núcleo central ficará sediado na Bateria do Areeiro e será parte integrante da candidatura a Capital Europeia da Cultura Oeiras27.

 

Horário

terça-feira - sábado | 11H00 - 17H00
(encerra aos feriados)
 

 

VISITAS GUIADAS & VISITAS JOGO

A exposição disponibiliza agora visitas guiadas e visitas jogo, para grupos até 15 pessoas.

Caso pretenda usufruir desta opção, consulte as datas e horários na imagem abaixo e não se esqueça de proceder à inscrição.

 

Contactos

Telefone: 214 408 781
E-mail: ccpegipto@cm-oeiras.pt 

 


 

 

CONFERÊNCIAS ONLINE

Entre 28 de junho e 26 de julho serão realizadas quatro conferências dedicadas a diferentes temas enquadrados na exposição 'Fortificações de Oeiras - Património do Tejo e do Mundo':

 

  • 28 junho - Oeiras no Campo Entrincheirado de Lisboa
  • 05 julho - A Carreira da Índia e o naufrágio da nau N. Sr.ª dos Mártires em S. Julião da Barra
  • 19 julho - Estratégia e fortificação: a defesa do litoral de Oeiras na época da Restauração (1640-1668)
  • 26 julho - Arquitetos e engenheiros europeus na construção da paisagem fortificada de Oeiras (sécs. XVI-XVII)

 

Estes momentos terão lugar às 18h00 de segunda-feira no Palácio do Egipto e destinam-se a grupos de 15 pessoas, sendo também emitidos em direto no Facebook Oeiras27.

Para participar deverá inscrever-se através dos contactos habituais.

 

Contactos

Telefone: 214 408 781
E-mail: ccpegipto@cm-oeiras.pt