Exposição 'Troufa Real, o Arquiteto Marinheiro'

A mostra propõe uma viagem pela obra do arquiteto Troufa Real.

13/05/2026 a 08/08/2026

Círculo da Arquitetura, em Oeiras

Gratuito

13 de Maio de 2026
  • Oeiras
  • viver
  • Cultura
  • Lazer
  • União de Freguesias de Oeiras, São Julião da Barra, Paço de Arcos e Caxias
banner alusivo ao evento

O Círculo da Arquitetura, em Oeiras, recebe a exposição 'Troufa Real, o Arquiteto Marinheiro', patente de 13 de maio a 8 de agosto, de terça-feira a sábado, entre as 13h e as 19h.

A mostra propõe uma viagem pela obra do arquiteto Troufa Real, revelando uma prática profundamente marcada pelo território, pela memória e pela relação íntima com o mar.

Reunindo uma seleção de 19 obras produzidas entre 1972 e 2022, a exposição percorre cinco décadas de criação, onde a arquitetura se afirma como gesto sensível e diálogo contínuo entre natureza e construção. Cada projeto evidencia uma abordagem singular, cruzando rigor técnico com uma dimensão poética, frequentemente ligada à paisagem costeira e à experiência marítima.

Mais do que uma retrospetiva, esta exposição convida à leitura de uma identidade arquitetónica que navega entre tempos, escalas e contextos, revelando um autor com uma linguagem própria, simultaneamente discreta e profundamente enraizada no lugar.